Professor da USP recebe prêmio por estratégias de ensino na licenciatura

Marcos Garcia Neira, da Faculdade de Educação, venceu o Prêmio Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas

30/11/2017 - Publicado há 6 anos
Professor Marco Garcia Neira com o prêmio Professor Rubens Murillo Marques – Foto: Divulgação

Maior comprometimento com a própria formação, numa perspectiva de reflexão sobre a prática: esse foi o resultado do projeto do professor Marcos Garcia Neira, da Faculdade de Educação (FE) da USP, colocado em prática no curso de Licenciatura em Educação Física da USP. A iniciativa levou o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, criado pela Fundação Carlos Chagas.

A experiência foi realizada na disciplina Metodologia do Ensino de Educação Física, oferecida pela FE, aos estudantes da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Procurando valorizar o conhecimento produzido pelos professores e professoras que atuam na educação básica, seus relatos de experiência orais, escritos e audiovisuais transformaram-se em objetos de estudo. Os estudantes da licenciatura também produziram relatos de experiência a partir das intervenções realizadas durante o estágio obrigatório curricular.

A produção de relatos das suas vivências nos estágios situou os estudantes como protagonistas do currículo e da produção de conhecimentos sobre ele, o que os fez sentirem-se instigados a repensarem o processo vivido e empreenderem a necessária autocrítica” afirma o professor no relatório técnico inscrito no prêmio.

Todas as experiências de formação premiadas podem ser lidas na publicação. Nesta edição, foram inscritos 115 trabalhos de cursos de licenciatura de todas as regiões do País. Foram dois trabalhos premiados e três Menções Honrosas.

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação.