Professor da USP em São Carlos recebe dois prêmios de reconhecimento internacional

A premiação ocorreu durante a reunião anual do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), entre os dias 17 e 21 de julho, em Boston

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Rodrigo Andrade Ramos, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebeu dois prêmios da Power and Energy Society (PES) do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A premiação ocorreu durante a reunião anual IEEE PES General Meeting 2016, realizada entre os dias 17 e 21 de julho, em Boston (EUA).
ieee2
Professor Rodrigo Andrade Ramos – Foto: Arquivo Pessoal
O reconhecimento foi concedido pela relevância das atividades e condução da Força-Tarefa em Sistemas Teste para Análise e Controle da Estabilidade a Pequenas Perturbações – em inglês IEEE PES Task Force on Benchmark Systems for Small-Signal Stability Analysis and Control – desenvolvidas no âmbito do Comitê de Desempenho Dinâmico de Sistemas de Potência (PSDPC, sigla em inglês) da PES.
A atividade comandada pelo professor, que durou quatro anos, consistiu em montar um time de especialistas da academia e da indústria para analisar as seis melhores práticas já utilizadas industrialmente para dinâmica e controle de sistemas de potência, e sugerir uma recomendação de sistema padrão, até então não estabelecida.
“O objetivo da força-tarefa foi desenvolver um conjunto de sistemas-teste para uso da comunidade de dinâmica e controle de sistemas de potência e comparar métodos de análise e controle da estabilidade a pequenas perturbações, algoritmos computacionais e procedimentos de ajuste de sinais adicionais estabilizadores”, explicou Ramos.
Os principais frutos do trabalho foram o Relatório Técnico IEEE, a criação de um website descrevendo todos os dados dos seis sistemas-teste selecionados e os resultados detalhados das experiências realizadas por diversas ferramentas de simulação dinâmica, além de um artigo publicado na revista IEEE Transactions on Power Systems.
Na condição de líder da força-tarefa, Ramos foi premiado com um certificado de reconhecimento. Além disso, os demais membros titulares do grupo receberam certificados de participação, entre os quais constam quatro orientandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC: Tatiane Fernandes, Edson Geraldi Júnior, Artur Piardi e Jhonatan dos Santos, além de pesquisadores de renome internacional como os da University of Adelaide, Michael Gibbard e David Vowles; do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Nelson Martins; da Imperial College, Bikash Pal; da University of Michigan, Ian Hiskens; da Hydro-Québec, Luc Gerin-Lajoie; da Kestrel Power, Leonardo Lima, entre outros. Ao todo, a atividade contou com a colaboração de 19 membros titulares.
O segundo prêmio recebido por Ramos foi concedido em função de sua liderança destacada como coordenador do Technical Committee Program Chair (TCPC), atuando na organização da reunião anual da IEEE PES nas edições de 2014 a 2016. O recebimento de submissões, a solicitação de revisões ad hoc e a decisão final de aprovação ou não de artigos, bem como a organização das sessões técnicas nas quais eles foram apresentados, foram algumas das atividades destacadas.
“Foi uma honra receber esses certificados por dois motivos: o primeiro por ter trabalhado com pesquisadores de renome mundial e, em segundo, por ter proporcionado aos estudantes a oportunidade de participarem de um trabalho tão relevante e importante para a engenharia, na amplitude ainda de encorajá-los na continuação de pesquisas na área”, salientou Ramos.
Keite Marques/Assessoria de Comunicação da EESC
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados