Pesquisa com terapia fotodinâmica destaca pesquisador da USP em evento internacional

Homenagem a Vanderlei Salvador Bagnato, professor da USP em São Carlos, integra a iniciativa Trust Science da Unesco

 07/06/2021 - Publicado há 3 anos

O professor e pesquisador Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e coordenador do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), está entre os Campeões da Ciência do Dia da Luz 2021. A homenagem integra a iniciativa Trust Science, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), direcionada a pesquisadores que atuam em áreas relacionadas à ciência da luz e promovem avanços em setores como energia, água limpa, comunicações, saúde e astronomia, entre outros.

Vanderlei Salvador Bagnato está entre os Campeões da Ciência do Dia da Luz 2021, por pesquisas com terapia fotodinâmica para o tratamento do câncer de pele – Foto: IFSC/USP

Bagnato foi homenageado por pesquisas com terapia fotodinâmica conduzidas no Cepof, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sediado no IFSC. Essa tecnologia auxilia no combate ao câncer de pele por meio de substâncias fotossensibilizadoras que são aplicadas nos pacientes. Em seguida, os tumores recebem feixes de laser em determinada frequência que eliminam as células cancerosas por meio da liberação de formas tóxicas de oxigênio.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e da National Academy of Sciences, o professor também trabalha com átomos frios, condensados de Bose-Einstein e controle microbiológico.

A lista completa dos Campeões da Ciência pode ser consultada no site da Trust Science.

.

Texto: Agência Fapesp

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.