Prêmio Gutierrez de teses em Matemática anuncia vencedores

O prêmio é uma iniciativa do ICMC com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática que visa premiar a cada ano a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Três teses de doutorado em matemática defendidas em 2015 serão reconhecidas dia 20 de junho, em uma cerimônia que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando ocorrerá a entrega do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2016, às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Na ocasião, o vencedor do prêmio, Rafael Montezuma Cabral, ministrará uma palestra sobre sua tese de doutorado Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths. Nascido no Ceará, na cidade de Fortaleza, Rafael formou-se Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará em 2009, concluiu o mestrado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2011 e, em 2015, o doutorado na mesma instituição sob a orientação do professor Fernando Codá Marques. Atualmente, é instrutor de matemática na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Além disso, os autores de duas outras teses serão reconhecidos: Amanda de Lima e Douglas Duarte Novaes. Amanda receberá uma menção honrosa pela tese Famílias transversais de transformações expansoras por pedaços. Nascida em São José do Rio Preto, ela concluiu o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista em 2004 e fez mestrado (2007) e doutorado (2015) no ICMC sob a orientação do professor Daniel Smania Brandão. Atualmente, é professora substituta na Universidade Federal de São Carlos.

Já Douglas receberá uma menção honrosa pela tese Regularização e conjuntos minimais para sistemas dinâmicos não suaves. Ele nasceu em Santa Bárbara d’Oeste e fez Licenciatura em Matemática (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação de Marco Antonio Teixeira e coorientação de Jaume Llibre Saló. Além disso, concluiu seu pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, e, atualmente, é professor da Unicamp.

No evento do dia 20 de junho, Amanda e Douglas também vão ministrar palestras sobre as pesquisas que desenvolveram durante o doutorado.

Sobre o Prêmio

Apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373.9638, email posgrad@icmc.usp.br

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados