Poli recebe a primeira fase do Siicusp 2016

Etapa internacional terá a apresentação de alunos selecionados das unidades da USP

21/09/2016 - Publicado há 8 anos
Alunos apresentam seus trabalhos no prédio da Elétrica - Foto: Iolanda Paz/Jornalismo Júnior
Alunos apresentam seus trabalhos no prédio da Engenharia Elétrica – Foto: Iolanda Paz/Jornalismo Júnior

No dia 15 de setembro, no prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, ocorreu a etapa de apresentação dos trabalhos inscritos no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp).

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o Siicusp está em sua 24ª edição. “O objetivo é fazer com que todos os alunos que tenham realizado atividades de iniciação científica ou tecnológica possam mostrar seus trabalhos”, diz o professor Jaime Sichman, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) .

Puderam se inscrever estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino que desenvolveram trabalhos de iniciação científica ou tecnológica, tanto na USP quanto em outras faculdades. Os alunos USP corresponderam a 80% dos participantes, e a grande área da Engenharia englobou 87% dos projetos de pesquisa.

Desde 22 de agosto, vêm acontecendo as apresentações nas unidades da USP. Elas seguirão até 30 de setembro, sendo que na Escola Politécnica ocorreram do dia 13 ao dia 16. Foram 219 trabalhos inscritos ao todo nas áreas da Engenharia: o prédio da Civil contou com 66; Elétrica com 52; Mecânica com 41; e Metal com 59.

Como o simpósio é dividido por áreas na Poli, no dia 15 apenas os projetos de pesquisas sobre computação, energia e automação elétricas, sistemas eletrônicos e telecomunicações foram apresentados. Uma delegação avaliadora de três membros convidados pela Comissão de Pesquisa julgou os trabalhos expostos pelos alunos. Eles explicaram seus projetos por meio de pôsteres distribuídos pelo térreo do prédio. O PCS foi representado por 15 estudantes.

Em todas as unidades, os alunos que se destacarem – no máximo 15% – serão selecionados para uma segunda fase, denominada Etapa Internacional. Ela ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Difusão Internacional da Cidade Universitária. O informe dos selecionados para esta etapa será divulgado no dia 10 de outubro.

Na Etapa Internacional, a apresentação dos trabalhos será feita por meio de pôsteres em inglês, pois serão convidados estudantes e docentes de instituições estrangeiras. Nela, um Comitê Científico composto de pesquisadores escolhidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa selecionará os melhores trabalhos dos alunos USP para representarem a Universidade em outros eventos ou prêmios.

Por Iolanda Paz / Jornalismo Júnior