Podcast fala sobre jogo on-line que faz avaliação precoce da doença de Parkinson

Episódios de “A Matemática do Cérebro” têm o objetivo de divulgar pesquisas da interface entre neurobiologia e matemática

 02/02/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Reprodução / Cepid Neuromat

Um jogo on-line de futebol que faz a avaliação precoce da doença de Parkinson. Esse é o tema de um novo episódio do podcast A Matemática do Cérebro, que apresenta os estudos dos cientistas do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, o Cepid NeuroMat, sediado no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Chamado O Jogo do Goleiro, o game é um experimento em forma de jogo criado a partir de uma ideia do pesquisador Antonio Galves, que utiliza ferramentas matemáticas que podem avaliar o processo de aprendizagem do cérebro. Os pesquisadores do NeuroMat Maria Elisa Pimentel Piemonte e Rafael Bassi Stern explicam no episódio o funcionamento do jogo para a avaliação precoce da doença de Parkinson.

É possível jogar O Jogo do Goleiro neste link: game.numec.prp.usp.br

O podcast A Matemática do Cérebro foi criado para falar sobre as pesquisas desenvolvidas no centro, na interface entre a neurobiologia e a matemática. O NeuroMat recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem como missão desenvolver a nova matemática necessária para formular conceitualmente os fenômenos neurobiológicos.

O podcast está disponível em plataformas como Spotify, iTunes e SoundCloud.

É possível escutar também pelo site: podcast.numec.prp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.