Pesquisador da USP recebe homenagem da Sociedade de Matemática Aplicada

Hugo Silva, pós-doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, foi homenageado por seu empenho no programa Student Chapter

30/05/2016 - Publicado há 8 anos

Ele contribuiu para aproximar a indústria da Universidade e foi reconhecido pela Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial (SIAM, sigla em inglês). Hugo Silva, pós-doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi homenageado por seu empenho no programa Student Chapter, que é promovido pela SIAM e tem como objetivo estimular o interesse pela matemática aplicada, proporcionar um ambiente para troca de ideias, além de estreitar relações entre indústria e universidade.

O paraguaio, que chegou ao ICMC em 2012 para fazer seu doutorado na área de mecânica dos fluidos computacional, ajudou a promover atividades como palestras, workshops e visitas técnicas a empresas. “Acredito que ainda falta confiança da indústria em investir na universidade, esse contato ainda é limitado e é interessante que essa relação fique mais próxima”, conta o homenageado, que contribuiu durante cerca de sete meses com o programa.

“Nós valorizamos muito as iniciativas que buscam entusiasmar os alunos com projetos, sejam eles de quaisquer áreas. Gostaria de parabenizar e agradecer ao Hugo pelo trabalho”, disse Alexandre Nolasco de Carvalho, diretor do ICMC, que entregou o certificado de reconhecimento para Silva em cerimônia realizada no dia 19 de maio, na diretoria do Instituto.

O coordenador das atividades do Student Chapter no ICMC, Gilmar Caldas, ressaltou a importância de apresentar aos estudantes de graduação as possibilidades de atuação no mercado de trabalho na área de matemática aplicada: “Grande parte dos alunos que iniciam o curso não sabem o que vão fazer no futuro e mostrar para eles os caminhos possíveis é uma maneira de motivá-los e de fazer com que entendam porque estão estudando aquelas matérias”.

Para participar do programa, os interessados devem estar na graduação ou na pós-graduação. Silva entrou no Student Chapter em maio do ano passado e ficou até meados de novembro. Em fevereiro deste ano finalizou seu doutorado no Instituto. O programa possui filiais em cerca de 150 universidades em todo o mundo e, desde o ano passado, o Brasil passou a fazer parte dessa grande rede, quando foi criada a primeira filial no país, sediada no ICMC.

Henrique Fontes / Assessoria de Comunicação ICMC