Pesquisa sobre refluxo e película dentária seleciona voluntários em Bauru

Participantes do estudo que será realizado pela FOB receberão orientação e acompanhamento odontológico

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP vai selecionar voluntários para colaborar em pesquisas sobre refluxo gastroesofágico e película adquirida.

Os pacientes selecionados irão receber orientações sobre higiene bucal, limpeza nos dentes e acompanhamento odontológico durante a pesquisa, que será realizada pela Disciplina de Bioquímica do Departamento de Ciências Biológicas da FOB.

O refluxo gastroesofágico é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. A película adquirida é uma camada de proteína que se forma sobre a superfície do dente.

Serão selecionados voluntários com idade entre 18 e 65 anos, de ambos os gêneros, não fumantes, em bom estado de saúde geral e bucal (sem gengivite, periodontite e nenhuma outra condição bucal que possa afetar a composição dos fluidos orais).

Os critérios de inclusão dos sintomas relacionados ao refluxo gastroesofágico são azia e/ou regurgitação em pelo menos 1 ano, com frequência de mais de duas vezes por semana e parâmetros de pH anormais.

Os critérios de exclusão são pacientes com lesões malignas no esôfago ou estômago, esôfago de Barrett, úlcera gástrica ou duodenal, cirurgia gástrica ou esofágica prévia e pacientes que tenham utilizado medicamentos antissecretores ou procinéticos de 15 a 30 dias antes da coleta da película adquirida.

Os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato pelo e-mail: tatianamartini@usp.br ou no telefone: (14) 99740-2948.

A FOB localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus de Bauru

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados