Parque CienTec terá palestra e visita a ninhos de abelhas

No dia 19 de novembro, parque da USP promove atividade gratuita sobre abelhas sem ferrão

 17/11/2016 - Publicado há 7 anos
Um dos ninhos de abelhas do Parque CienTec - Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Um dos ninhos de abelhas do Parque CienTec – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

.
No dia 19 de novembro, o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP terá um encontro para falar das Abelhas Nativas do Brasil: Conhecer para Preservar. A iniciativa faz parte do Tarde Científica, que promove conversas com especialistas em diversos campos da ciência para discutir sobre seus trabalhos e conscientizar a comunidade paulistana.

O convidado é Vanderson Cristiano, mestre em Ecologia pelo Instituto de Biociências (IB) da USP, com um projeto de pesquisa sobre os meliponíneos, isto é, abelhas sem ferrão.

As abelhas nativas sem ferrão ou “abelhas indígenas”, com cerca de 300 espécies no Brasil, apresentam tamanhos, colorações e hábitos diferentes. Algumas espécies estão presentes no meio urbano e as mais populares são as jataís, as irapuás (abelha cachorro), as plebeias, as mandaçaias, dentre outras.

Constroem seus ninhos de forma variada: ninhos aéreos (irapuá), em antigos ninhos de formiga abandonados (jataí-da-terra) e, a grande maioria, em cavidades de árvores (plebeias, jataís). Os ninhos apresentam uma rainha-mãe e, dependendo do tamanho do ninho e da espécie, podem apresentar de 500 a 80.000 operárias. Têm grande importância para a natureza, pois parte das plantas presentes no Brasil depende da polinização realizada por essas espécies.

Além da palestra, o público será convidado a fazer uma visita aos ninhos de várias espécies presentes no Parque CienTec e observação de abelhas de uma coleção. Entrada é gratuita e aberta a interessados.

As atividades começam às 15 horas, no Parque CienTec, localizado na Av. Miguel Estéfano, 4.200, bairro Água Funda, em São Paulo.

Mais informações: site http://parquecientec.usp.br/

Com informações da Assessoria de Comunicação da PRCEU


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.