Parceria quer aproximar USP e a rede pública de ensino

Programa “Vem pra USP” busca envolver todas as escolas do Estado de São Paulo e esclarecer informações sobre a Universidade

Por - Editorias: Universidade
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Encontro reuniu na USP coordenadores de polos regionais de diretorias de ensino do Estado de São Paulo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Apresentar a USP a alunos de escolas públicas e estimulá-los a concorrer a uma vaga na Universidade é um objetivo que guiou diversas iniciativas institucionais até hoje: desde a criação de bônus no vestibular e projetos para levar os estudantes aos vários campi da USP até ações nas redes sociais e visita de “embaixadores” nas escolas.

Agora, uma nova proposta quer ampliar ainda mais o diálogo com estes jovens e atingi-los em grande escala. No dia 18 de janeiro, a Pró-reitoria de Graduação da USP, responsável pela definição das normas e políticas de ingresso na Universidade, se reuniu com coordenadores de Polos das Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo para estabelecer parcerias e discutir formas de aproximar os alunos da Universidade.

Existem 91 diretorias de ensino no Estado, organizadas em 15 polos regionais.  O órgão é o responsável por fazer a ponte entre as determinações da Secretaria Estadual de Educação e as escolas. Entre as atribuições das diretorias estão a coordenação e supervisão das atividades realizadas nas escolas estaduais e a inspeção das condições de funcionamento das escolas municipais e particulares.
.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, apresenta a USP aos dirigentes convidados – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Os coordenadores de todos os polos foram convidados à reunião de trabalho, realizada na Cidade Universitária, que apresentou o programa Vem pra USP!: a ideia é tirar dúvidas sobre o ingresso na Universidade – esclarecendo, principalmente, que todos os cursos de graduação da USP são gratuitos -, além de identificar e valorizar talentos.
.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Celso de Jesus Nicoleti, Marco Aurelio Bugni e Dina Padilha – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

20170119_parceria_prg_pessoas2b
Maria Isabel Faria e João Edson Martins – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Tania Casado, Sonia Maria Castellar e Gerson Yukio Tomanari - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Os representantes da Pró-reitoria de Graduação Tania Casado, Sonia Maria Castellar e Gerson Yukio Tomanari – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
“Com esse programa, a Universidade busca envolver todas as escolas do Estado de São Paulo, principalmente da rede pública, desde as mais distantes da capital, até aquelas ao redor, de maneira a explicar o que é a Universidade, como são os cursos, como é o acesso, e fazer uma parceria direta com os dirigentes de ensino, que irão falar com os diretores de escolas e com os professores”, conta o pró-reitor de Graduação da USP Antonio Carlos Hernandes.

A partir dos 15 polos regionais, a parceria tem o potencial de atingir as mais de 5 mil escolas do Estado. Na reunião do dia 18, compareceram coordenadores de várias regiões de São Paulo, além de Guarulhos, Sorocaba, Araraquara, Caieiras e Pindamonhangaba.

.

Depoimentos
.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Maria Aparecida do Nascimento Barretos
Coordenadora do Polo Regional da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul

A USP, para os alunos da escola pública, é algo muito longe. Precisamos ampliar a visão deles, mostrar caminhos. São muitos cursos que eles podem almejar, sonhar e muitos, na minha região, não enxergam essa possibilidade.

 

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Maria José Serra Vicente Zacarro
Coordenadora do Polo Regional da Diretoria de Ensino Araraquara

Sempre nos interessamos por iniciativas que possam favorecer nosso aluno. Somos educadores apaixonados e precisamos fazer o melhor por esses meninos. Agora vamos nos reunir com os dirigentes do polo e avaliar o que podemos fazer.

 

.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Gicele de Paiva Giudice
Coordenadora do Polo Regional da Diretoria de Ensino Pindamonhangaba

Muitos alunos da rede pública, infelizmente, desconhecem a Universidade de São Paulo e aqueles que conhecem têm a visão de que é um lugar muito difícil de entrar. Precisamos fomentar esse sonho nos nossos alunos. Competência e habilidade eles têm.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados