Observatório em São Carlos tem semana dedicada ao planeta Marte

Nestes dias, o planeta vermelho estará entrando no seu período de melhor visibilidade

 20/05/2016 - Publicado há 8 anos

De 22 a 28 de maio, o Observatório Dietrich Schiel, da USP em São Carlos, estará aberto ao público para mais um ciclo de atividades relacionadas com o planeta Marte, que estará entrando no seu período de melhor visibilidade.

.

O fenômeno se repete aproximadamente a cada dois anos e cinquenta dias. No dia 22 de maio, o planeta vermelho estará em oposição, ocasião em que Marte fica na direção oposta ao Sol, atingindo a maior altura no céu por volta meia-noite local. Na época próxima à oposição, temos também a maior proximidade do planeta à Terra, que permite uma melhor visualização do planeta ao telescópio no dia 30 de maio.

As atividades da Semana Marciana incluem palestras diárias, de segunda a sábado, Cine Observatório especial no domingo, dia 22, além de observações do planeta por meio dos telescópios do Observatório em todos os dias dessa semana, das 20 às 22 horas. A programação completa pode ser acessada pelo site.

O Observatório é do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, que fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Mais informações: (16) 3373-9191


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.