Microsoft realiza evento sobre inteligência artificial na USP

Além de palestra, empresa organiza competição de programação em São Carlos nesta sexta-feira, 16 de março

12/03/2018 - Publicado há 6 anos
Esta é a quarta edição da Microsoft Coding Competition no ICMC – Foto: Denise Casatti/ICMC

Como construir um assistente digital que seja capaz de classificar e responder perguntas empregando ferramentas de inteligência artificial? Dois funcionários que trabalham na Microsoft, os irmãos Eduardo e Roberto Sonnino, responderão a questões como essa durante um bate-papo que será realizado na próxima sexta-feira, 16 de março, das 10 às 12 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Clique para ampliar. Irmãos trabalham na Microsoft e ministrarão a palestra no ICMC – Foto: Divulgação Microsoft

Os irmãos mostrarão, ainda, como criar um avatar em realidade virtual e aumentada, que será capaz de conversar, via assistente digital, usando técnicas de reconhecimento e síntese de voz. Para participar do bate-papo, é preciso efetuar a inscrição previamente por meio deste link. Há 200 vagas disponíveis. O evento ocorrerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do instituto (Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – Centro, São Carlos – SP). Os palestrantes também falarão sobre as oportunidades de estágio e emprego oferecidas pela Microsoft e pedem aos estudantes interessados que tragam seus currículos em inglês.

O bate-papo antecede uma competição de programação, que também acontecerá no ICMC na tarde de sexta-feira, das 15 às 18 horas: a Microsoft Coding Competition. Os dois eventos são gratuitos e abertos a estudantes universitários de carreiras relacionadas à área de computação, bem como mestrandos e doutorandos.

Clique para ampliar. No ano passado, competição atraiu cerca de 130 estudantes – Foto: Divulgação Microsoft

É a quarta vez que a empresa realiza a competição de programação no ICMC, propondo desafios para testar os conhecimentos dos estudantes. É possível participar da competição individualmente ou em equipes de, no máximo, três integrantes, utilizando a linguagem de programação que os estudantes preferirem. Para participar, basta se inscrever pelo site. As vagas são limitadas e a competição acontecerá em dois laboratórios (6-303 e 6-304) e também no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, ambos localizados no bloco 6 do ICMC. Quem desejar pode trazer o próprio notebook.

Veja como foram as edições anteriores da Microsoft Coding Competition no ICMC: