Mestrado profissional em matemática recebe inscrições

Prazo é dia 12 de setembro. O programa de pós-graduação é gratuito e voltado especialmente para profissionais da rede pública

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Os professores de matemática do ensino básico que buscam aprimorar sua formação acadêmica podem se inscrever, até o dia 12 de setembro, no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

O programa de pós-graduação é gratuito e voltado especialmente para profissionais da rede pública. O processo seletivo é feito por meio do exame nacional de acesso, que acontecerá dia 22 de outubro, para o ingresso na turma de 2017. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferece 20 vagas. As inscrições devem ser realizadas pelo site.

Os aprovados no processo seletivo que estejam ministrando aulas em escolas públicas podem concorrer a uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no valor mensal de R$ 1,5 mil durante dois anos. A bolsa está condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre. Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários para concorrer à bolsa, acesse o edital completo.

A prova será composta de 30 questões de múltipla escolha, que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos. No ICMC, as aulas acontecerão de março a dezembro, às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Também haverá aulas em janeiro, de segunda a sexta-feira.

“Eu recomendo a participação no PROFMAT porque o conteúdo que aprendemos nos ajuda muito a atuar em sala de aula. Como o foco é na resolução de exercícios, isso nos faz lançar um novo olhar para vários conceitos matemáticos”, explica o professor Fabrício Moreira, que participou do programa. Moreira conta que antes não conseguia dar muitos exemplos práticos durante as aulas, mas depois do PROFMAT ficou mais fácil mostrar onde as teorias poderiam ser aplicadas no mundo real.

Sobre o PROFMAT

Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pelo Ministério da Educação, o PROFMAT é realizado por uma rede de instituições de ensino superior e oferece mais de 1,5 mil vagas em todo o território nacional, com o objetivo de, em médio prazo, ter impacto substancial na formação matemática do professor em todo o País.

Na USP, o programa é de responsabilidade do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e conta com três polos: um em São Carlos, no próprio ICMC; um em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e o terceiro em Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). Este ano, serão oferecidas 20 vagas em São Carlos e 15 em Ribeirão Preto.

Mais informações (16) 3373-9638, site www.profmat-sbm.org.br, email posgrad@icmc.usp.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados