Limpeza usando luz é uma das atrações da “Semana de Ciência e Tecnologia”

Na Poli, participantes poderão visitar ainda os simuladores de voo e marítimo, a Caverna Digital, o Laboratório de Pavimentação e ver demonstrações de robótica

23/10/2017 - Publicado há 6 anos
Processos que utilizam luz ultravioleta e luz solar para remover contaminantes da água é um dos destaques do evento – Foto: Divulgação

A Escola Politécnica (Poli) da USP preparou uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou nesta segunda-feira, dia 23, em todo o País. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). A entrada é gratuita. Algumas das atrações já são tradicionais, como a visita aos simuladores de voo e marítimo e à Caverna Digital, mas nesta edição a Poli traz novidades.

Uma delas é a demonstração do grupo de pesquisa AdOX – Research in Advanced Oxidation Process, sediado no Departamento de Engenharia Química, que vai mostrar em laboratório, na quarta-feira, 25 de outubro, das 14 às 17 horas, alguns processos que usam ultravioleta e luz solar para remover antibióticos, pesticidas e outros contaminantes de elevado risco ambiental da água.

Outra atração que passou a integrar a programação deste ano é a visita monitorada ao Laboratório de Tecnologia de Pavimentação. Quem quiser entender os materiais e tecnologias usados para o asfaltamento de ruas, avenidas e rodovias não pode deixar de conhecer o laboratório e interagir com a equipe de pesquisadores. São mais de 30 anos de pesquisas acumulados pelos seus profissionais, que estarão recebendo o público na segunda-feira, dia 23 de outubro, das 9 às 16 horas.

Como ocorreu em anos anteriores, estão programadas visitas a dois simuladores para pesquisas na área da aviação e marítima. O simulador de navios, usado para avaliar a segurança das operações em alto-mar e portuárias, representa com fidelidade o comportamento de navios em ambiente marítimo, e estará recebendo os visitantes na sexta-feira, 27 de outubro, das 16 às 19 horas. Já o simulador de voo do Centro de Engenharia de Conforto da Poli vai abrir suas portas na terça-feira, 24 de outubro, e na quinta-feira, 26 de outubro, das 10 às 13 horas.

A Engenharia Mecatrônica também estará presente, com pesquisadores e professores fazendo a demonstração do funcionamento de robôs industriais nos dias 26 e 27 de outubro, quinta e sexta-feira, das 17 às 19 horas.

A Caverna Digital, outro local de passagem obrigatória para quem visita a Poli, estará aberta na sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de outubro, das 9 às 19 horas. Lá os participantes poderão ver duas instalações de realidade virtual, a arqueologia digital e manutenção de rede elétrica.

Saiba mais sobre as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na USP:

Da Acadêmica Agência de Comunicação

Mais informações: site http://usp.br/semanact/2017/tag/escola-politecnica/?platform=hootsuite