Laboratório em Piracicaba oferece serviços de análise de solos

USP recebeu acreditação para determinar teores de contaminantes inorgânicos em solos, sedimentos e compostos

Por - Editorias: Universidade
Foto: Caio Albuquerque
Análises são feitas em laboratório do Departamento de Ciência do Solo da Esalq – Foto: Caio Albuquerque

.
O Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP renovou por mais dois anos a acreditação do Inmetro na ISO/IEC 17025, referente a Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

Desde 2012, o Laboratório de Análise Química do Solo é acreditado para as análises de avaliação da fertilidade e para classificação de solo. Agora, em 2017, o Laboratório de Análises Ambientais obteve a acreditação para determinação de teores de contaminantes inorgânicos em solos, sedimentos e compostos.

O laboratório também é cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para determinação de teores de contaminantes em fertilizantes.

O coordenador do laboratório, professor Luis Reynaldo Ferraciú Alleoni, destaca a capacidade de seu time. “A equipe é altamente qualificada e conta com três químicos, sendo um com doutorado e dois com especialização, um engenheiro florestal com mestrado, uma engenheira ambiental e uma bióloga, ambas com especialização, e mais um pessoal de apoio de alta qualidade.”

Segundo o docente, os recursos arrecadados são aplicados em melhorias na infraestrutura do departamento, para realização de suas pesquisas e para atualização das tecnologias.

Acesse a lista completa de laboratórios do Departamento de Ciência do Solo da Esalq.

Da Divisão de Comunicação da Esalq