USP tem bolsa de pós-doutorado em planejamento de transportes

Oportunidade está sendo oferecida na Escola de Engenharia de São Carlos; inscrições até 15 de agosto

Por - Editorias: Ingresso
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Avenida Paulista, na capital paulista. Projeto utilizará dados da Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições para uma bolsa na modalidade Pós-Doutorado Junior (PDJ), oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para participação em um projeto nas áreas de planejamento de transportes e algoritmos de aprendizagem de máquinas. A supervisão é da professora do Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Cira Souza Pitombo.

A oportunidade é para trabalhar com o Grupo de Planejamento de Transportes do STT no desenvolvimento do projeto intitulado “Geração de Dados para Planejamento de Transportes Usando Algoritmos Genéticos”, o qual tem como objetivo principal a obtenção de dados sintéticos para planejamento de transportes. Sua importância decorre dos problemas causados pela dificuldade na realização de pesquisas, que muitas vezes são realizadas com periodicidade insuficiente devido ao seu custo elevado.

Para inscrever-se, os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo Lattes. Todos os documentos deverão ser enviados por e-mail, em um único arquivo no formato PDF, para o endereço cirapitombo@usp.br.

Como pré-requisito, os candidatos devem ter concluído o doutorado em engenharia (preferencialmente de transportes ou civil), computação, matemática, estatística ou áreas afins e possuírem experiência com pesquisas relacionadas ao uso de algoritmos de aprendizagem de máquina. Exige-se dedicação integral às atividades do projeto. A seleção será baseada no currículo Lattes dos candidatos e no potencial de contribuição para a área desejada.

Mais sobre o projeto

Para gerar os dados sintéticos, que posteriormente serão utilizados para prever a produção de viagens por domicílio, será utilizada modelagem por meio de Algoritmos Genéticos (AG). A função objetivo será baseada em conceitos de Modelos de Regressão Generalizados (MRG).

A modelagem será desenvolvida a partir dos dados da Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana de São Paulo (2017) e, posteriormente, será verificada a possibilidade de obtenção de dados de viagens domiciliares a partir do modelo calibrado com AG e de dados censitários de 2010.

Conheça outras informações de interesse:
• Áreas de conhecimento: engenharia, computação, matemática e estatística;
• Número do processo CNPq: 401857/2017-4;
• Valor da mensalidade: R$ 4.100,00;
• Taxa de bancada: R$ 400,00;
• Período para realização do projeto: 5 de outubro de 2017 a 4 de setembro de 2018;
• Localização: área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Mais informações com a professora Cira Souza Pitombo pelo e-mail cirapitombo@usp.br.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados