Fuvest abre inscrições para o vestibular 2017

São 8.734 vagas para os cursos de graduação da USP. A primeira chamada será feita no dia 2 de fevereiro de 2017

19/08/2016 - Publicado há 8 anos

O período de inscrições para o vestibular Fuvest 2017, que selecionará 8.734 alunos para os cursos de graduação da USP, começou nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, e termina dia 8 de setembro.

Além dessas vagas, a USP oferece outras 2.338 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mais informações sobre esta forma de ingresso estão no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Os cursos da USP são oferecidos em oito campi no Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site. A taxa de inscrição, no valor de R$ 160,00, poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro (sexta-feira), usando o boleto gerado até 8 setembro (quinta-feira), último dia de inscrição.

Inclusão social

O Inclusp é uma das políticas de inclusão social da USP e visa a estimular o ingresso de estudantes do ensino médio público do Brasil na Universidade.

Uma das ações do Inclusp é o Sistema de Pontuação Acrescida. Por meio dele, os estudantes que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública poderão optar pela pontuação acrescida, que atribuirá porcentual de acréscimo (bônus) na nota da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do vestibular, e na nota final de classificação.

Provas

A prova da primeira fase será realizada no dia 27 de novembro, domingo, com início às 13 horas. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão, obrigatoriamente, mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 8 de janeiro de 2017 (domingo), responderão dez questões de Português e farão uma Redação; no dia 9 (segunda-feira) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês).

As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina. No dia 10 de janeiro (terça-feira), a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A primeira chamada será feita no dia 2 de fevereiro de 2017. A partir dessa data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no Concurso Vestibular pelo site na seção “Usuários”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Fuvest

Mais informações: site http://www.fuvest.br/vest2017/fuvest.stm