Cursos da USP: estudantes criam próprio caminho nas Artes Visuais

Oferecida pela Escola de Comunicações e Artes, graduação vai muito além do que as suas habilitações podem sugerir

 05/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 01/08/2019 as 17:42
Por

Ateliê do Departamento de Artes Plásticas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Promover uma formação híbrida e dar ao aluno a possibilidade de construir o seu próprio perfil. Essa é a proposta do curso de Artes Visuais da USP, que também possui o compromisso com o ensino e a pesquisa e, claro, com a prática artística.

Oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), o curso permite ao aluno escolher a licenciatura ou uma das quatro opções de habilitação no bacharelado: Pintura, Gravura, Escultura e Multimídia e Intermídia. A escolha ocorre no mesmo ano de ingresso e é permitido trocar de opção por mais duas vezes ao longo da graduação.

Processo de impressão de gravura em metal – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As divisões não limitam o desenvolvimento dos alunos, que podem cursar matérias que não compõem a grade de sua habilitação, como explica a professora e coordenadora do curso, Silvia Regina Laurentiz.  “Existem disciplinas que são comuns para todos, principalmente, as de história e crítica da arte, e existem as introdutórias de cada uma dessas habilitações, que também são cursadas por todos. Depois disso, além das obrigatórias da habilitação que escolheu, o aluno tem que cursar uma carga de optativas eletivas.”  

As optativas eletivas são oferecidas pelo próprio departamento e permitem que um estudante que elegeu Gravura como habilitação possa frequentar aulas com foco em escultura, por exemplo. Os alunos também realizam essa dinâmica entre os outros departamentos de artes da Universidade, buscando disciplinas de acordo com a sua área de interesse.

Loren Bergantini, doutoranda em Multimídia e Intermídia – Foto: Arquivo pessoal

A doutoranda Loren Bergantini acredita que o curso possui uma abordagem abrangente e enriquecedora, proporcionando “muitas referências, o que tem consequência na produção individual de cada um”. Formada em 2013, Loren optou pela habilitação em Multimídia e Intermídia pela possibilidade de trabalhar com vários meios aliados à tecnologia. Atualmente, dedica-se totalmente à área acadêmica e está desenvolvendo sua tese de doutorado em multissensorialidade. No trabalho, ela aprofunda as discussões iniciadas em seu mestrado.

O ensino das artes

A professora Maria Christina Rizzi, coordenadora da licenciatura em Artes Visuais, afirma que quem escolhe a área de educação artística também tem acesso às matérias do bacharelado. Os alunos não são treinados para lecionar, explica Maria Christina. Na verdade, são orientados a criarem a sua própria metodologia, de acordo com o contexto em que estão inseridos, ou seja, conforme o projeto pedagógico e os recursos fornecidos pela escola onde estão.  

Durante a graduação, os estudantes devem realizar estágios obrigatórios, promovidos pelo Departamento de Artes Plásticas e pela Faculdade de Educação (FE) da USP, unidade em que também são ministradas algumas aulas. No departamento, acontecem as práticas chamadas de ateliês, momento em que os alunos podem ministrar aulas para crianças ou adolescentes sob a supervisão de professores.

Nosso Ateliê Animado: estágio para alunos de licenciatura – Foto: Reprodução

O estudante Rafael Aguaio, que seguiu a licenciatura, passou pela experiência dos ateliês e revela que já tinha interesse em dar aulas antes de entrar na Universidade.

Como trabalho de conclusão de curso (TCC), Rafael está aperfeiçoando uma série fotográfica que desenvolve há três anos, com fotos de paisagens do centro de São Paulo e de sua própria residência. O trabalho, a princípio, não tem muita relação com licenciatura – e a coordenadora do curso explica que não há problema. “O TCC também demonstra a amplitude dessa formação”, afirma Silvia Regina.

Mercado de trabalho

Assim como o curso, o mercado de trabalho para o formado em Artes Visuais é bem diversificado. Além do universo escolar para os licenciados, todos podem atuar em instituições culturais e serem artistas, curadores e críticos de arte. Silvia Regina ressalta a abrangência da profissão: “Eu tenho alunos que estão trabalhando em empresas, trabalhando como designers gráficos, com animação e editoração. Essa formação híbrida que o aluno cria o encaixa no mercado de uma forma diferenciada”.

Maria Christina Rizzi, do Departamento de Artes Plásticas da USP – Foto: Reprodução / Memórias Ecanas / Youtube

Rafael Aguaio, por exemplo, já trabalhou em exposições, oficinas e na programação de um centro cultural, mas pretende seguir carreira na educação artística e fotografia.

A professora Maria Christina aponta que também é possível exercer atividades em ONGs que levam arte para comunidades e hospitais, como a Arte Despertar.  

Prova específica

Para aqueles que anseiam cursar Artes Visuais na USP, a seleção envolve um desafio a mais: a prova específica. Realizada antes da primeira fase da Fuvest, a prova – dividida em escrita e prática – tem como função avaliar a capacidade do candidato de se comunicar por meio de uma linguagem visual, conta Silvia Regina. Os vestibulandos podem se informar sobre o formato da prova neste site, que reúne as avaliações dos anos anteriores.

Caso não consiga ser selecionado na prova específica, o estudante ainda pode disputar uma vaga na Universidade em sua segunda opção de curso, escolhida no momento de inscrição no vestibular. Todas as informações sobre esse processo devem ser consultadas no Manual do Candidato.

Quer saber mais sobre o curso?

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está localizada no campus da USP na Cidade Universitária, em São Paulo. Confira:

Informações sobre o curso
Grade curricular de cada habilitação

Formas de ingresso

 

Conheça mais cursos da USP
.

[catlist tags=cursosfuvest2018 template=ultimas_publicacoes date=yes numberposts=-1 dateformat=’j/F/Y’ thumbnail=yes thumbnail_size=347,182 thumbnail_class=’list_category_post_ultimas_publicacoes’]

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.