Hora do Código na USP em São Carlos ensinará programação

Evento será dia 9 de dezembro e está com inscrições abertas; uma oportunidade para começar a entender como funciona o universo da computação

24/11/2016 - Publicado há 7 anos
Hora_do_Codigo_Crédito_Denise_Casatti
Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador – Foto: Denise Casatti/ICMC

Um evento para as pessoas de todas as idades experimentarem o que é programar de uma forma prática, fácil e divertida. Esse é o objetivo da Hora do Código, iniciativa que ocorrerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, dia 9 de dezembro. Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio sobre o assunto para participar do evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados.

A iniciativa faz parte de um movimento global que já atingiu 296 milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo é mostrar que todos podem aprender os fundamentos básicos da computação. “É um convite para que as pessoas se dediquem, durante uma hora, a resolver uma série de desafios intuitivos e lúdicos”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC.

Ao solucionar esses desafios, a pessoa passa a entrar em contato com alguns conceitos fundamentais de ciências de computação. “Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio porque, nos exercícios, há um passo a passo explicando o que deve ser realizado e nós também disponibilizaremos tutores para ajudar quem tiver qualquer dificuldade”, completou Osório.

Para possibilitar a participação do maior número possível de pessoas no evento, as atividades serão realizadas em dois horários no dia 9 de dezembro. Quem optar por se inscrever no período da manhã, deverá chegar ao auditório Fernão Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, campus 1 da USP em São Carlos, às 9 horas. Já aqueles que desejarem participar do evento no período da tarde deverão chegar ao local às 14 horas. No total, são oferecidas 120 vagas, 60 em cada período.

Os laboratórios do instituto serão usados para as atividades, recomenda-se apenas que os participantes tragam seus próprios fones de ouvido. Quem completar todos os exercícios propostos receberá um certificado de participação. Crianças menores de 10 anos poderão participar desde que venham acompanhados por um responsável. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as vagas se esgotarem por meio do preenchimento do formulário disponibilizado neste link.

A atividade tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do ICMC e está alinhada com iniciativas que ocorrerão em outras localidades espalhadas por mais de 180 países. “Nosso objetivo é trazer a comunidade para dentro da Universidade, incentivando e motivando as crianças e os jovens a seguirem carreiras na área de ciências exatas, além de mostrar que a computação e a matemática não são um bicho de sete cabeças”, esclarece o professor Seiji Isotani, vice-presidente da CCEx. No Brasil, a coordenação da Hora do Código fica a cargo da Code.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o ensino de ciências de computação.

O auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano fica no Campus 1 da USP em São Carlos, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400.

Mais informações: (16) 3373-9622, email eventos@icmc.usp.br, site http://www.icmc.usp.br/e/c0494

Da Assessoria de Imprensa do ICMC