Guia orienta conduta dos profissionais do Hospital das Clínicas

“Cartilha de Compliance” traz exemplos práticos de como agir em determinadas situações, respeitando os valores institucionais

 29/03/2018 - Publicado há 6 anos
Fachada do Hospital das Clínicas da FMUSP, em São Paulo – Foto: Reprodução

.
Numa iniciativa pioneira entre hospitais públicos do Brasil, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) lançou em março a sua Cartilha de Compliance, que orientará as ações e a conduta profissional dos cerca de 22 mil colaboradores do Complexo das Clínicas.

Segundo a diretora clínica do HC, Eloisa Bonfá, o termo compliance significa estar em conformidade com os valores institucionais, de forma clara e transparente.  A ideia é evitar inconformidades ou desvios de conduta. “Tudo o que estamos fazendo sinaliza um basta para atitudes que não são corretas. E não adianta trazer uma receita pronta de outro lugar. Nosso público precisa se sentir inserido nessas práticas, a fim de adotá-las”, disse a diretora.

No guia, o profissional encontra exemplos práticos de como agir em determinadas situações, com orientações sobre o que pode ou não ser feito, por exemplo, em relação a receber patrocínio de congressos, divulgar dados dos pacientes e participar de pesquisa clínica patrocinada por empresas.

O Programa de Integridade, conduzido pela Administração Superior do HC, foi apresentado no dia 21, no Centro de Convenções Rebouças, com a presença do corpo diretivo e funcionários dos diversos departamentos e institutos do HC e da faculdade. Sua realização contou com a parceria de uma diretoria de compliance e de uma comissão constituída para esse fim, além do núcleo jurídico e assessoria de imprensa do HC, colaboradores, membros externos e conselhos institucionais.

Eloisa Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas – Foto: Agnaldo Dias / Hospital das Clínicas FMUSP

“Esse momento representa um passo além de união de forças institucionais que permitiu chegarmos a esse produto. É um exemplo de administração que certamente servirá de inspiração e modelo para muitos hospitais. Isso é muito importante principalmente no momento que o País vive na sua busca por questões éticas interprofissionais e conduta transparente”, disse o diretor da FMUSP, professor José Otávio Costa Auler Junior.

O documento terá em breve sua versão online. A comunidade do Complexo das Clínicas será comunicada sobre o lançamento de um aplicativo com tutorial de utilização da cartilha, informou a diretora clínica do HC.

Com informações da Assessoria de Imprensa FMUSP

Mais informações: e-mail compliance@hc.fm.usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.