Grupo de mineração da USP ganha medalha em competição internacional

Alunos participaram do “International Mining Games”, que conta com provas que simulam antigas práticas mineradoras

Por - Editorias: Universidade
Equipe USP Mining Team durante competição no Reino Unido – Foto: Divulgação / USP Mining Team

.
O grupo de extensão USP Mining Team conquistou importante posição na 40ª edição dos International Mining Games em Camborne, no Reino Unido. Os alunos chegaram à terceira posição em uma das prova da competição, que envolve 39 equipes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Holanda, Congo e Brasil e conta com as categorias de times masculinos, femininos, mistos e de graduados.

A competição, realizada entre os dias 28 de março e 1ª de abril, foi formada por sete tradicionais provas de simulação de práticas arcaicas de mineração. Durante os cinco dias de evento, os alunos tiveram a oportunidade de construir uma integração e aprendizagem sobre empresas do setor de mineração.

Essa é a segunda vez que a equipe da USP participa da competição internacional e ficou com a medalha de terceiro lugar na prova de Survey. No ano passado, eles conquistaram dois lugares no pódio dos Jogos Minerários promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 16 e 18 de agosto.

Grupo conquistou terceira colocação na prova de Survey – Foto: Divulgação / USP Mining Team

.
O grupo é composto por estudantes dos cursos Engenharia de Minas, da Escola Politécnica (Poli), Geologia, do Instituto de Geociências (IGc), e Geofísica, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. A proposta da equipe é fortalecer a identidade dos cursos no cenário acadêmico, divulgar a ampla área de mineração no contexto nacional e promover maior integração entre os estudantes e empresas da área de mineração.

Eles contam com o apoio das empresas HDA, Martin Engenharia, LACASEMIN, ABB, Inbras e Sociedade Extrativa Dolomia.