Grupo da USP ganha título inédito em competição de futebol de robôs

O vencedor foi o Warthog Robotics, um grupo vinculado a institutos do campus da USP em São Carlos

Por - Editorias: Universidade, Extensão
2016 10 18 robotica
O grupo vencedor da USP em São Carlos – Foto Divulgação/Warthog Robotics

O Warthog Robotics, grupo de robótica da USP, em São Carlos, foi o campeão da edição deste ano da Latin American Robotics Competition (LARC) na categoria Small Size League. A competição fez parte da Robotica 2016, uma série de eventos que foram realizados simultaneamente entre os dias 8 e 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.

O grupo, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e ao Centro de Robótica de São Carlos (CROB), todos da USP, já possui diversos títulos em outras categorias do torneio, mas foi a primeira vez que venceu na modalidade Small Size. Nesta categoria, os times contam com seis robôs cada, um goleiro e mais cinco na linha, que disputam a partida de forma autônoma, ou seja, sem nenhuma intervenção humana.

“O desenvolvimento de um projeto como esse é bastante complexo e leva anos para se tornar competitivo”, explica Rafael Lang, diretor geral do grupo. “Estamos muito felizes por chegarmos a esse resultado a partir de algo iniciado em 2011, com a fundação do Warthog, e que só foi possível com o apoio da Universidade e de nossos parceiros”, completa Lang.

Na partida final da competição, o Warthog venceu a equipe do Centro Universitário FEI, sua principal rival na modalidade, pelo placar de 3 a 1. “Foi um trabalho de anos de persistência. Demos continuidade, amadurecemos e desenvolvemos diversas pesquisas nesses robôs, tanto em termos de hardware quanto software”, comemora Roseli Romero, professora do ICMC e tutora do grupo.

Mais informações: (16) 3373-9666, email comunica@icmc.usp.br

Da Assessoria de Comunicação do ICMC