Gerontólogo pode atuar na gestão de políticas públicas

Programa Abrace uma Carreira fala sobre as oportunidades profissionais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Nesta quinta-feira, 11 de maio, o Programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, falou sobre a profissão de gerontólogo. A jornalista Miriam Ramos convidou Rosa Yuka Sato Chubaci e Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, professoras do curso de Gerontologia, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

As professoras esclarecem a diferença entre o geriatra e o gerontólogo. Enquanto o primeiro é um médico especialista em geriatria que irá tratar doenças relacionadas ao envelhecimento, o segundo são profissionais formados para serem gestores na atenção ao envelhecimento e estudar aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice.

“O gerontólogo entra em todos os locais de trabalho: hospitais, asilos, home care, casas de repouso, centro de convivência, associações, organizações públicas, entre outros espaços. Esse profissional vai sempre onde o idoso está e se soma aos outros profissionais porque tem na sua formação, desde os primeiros anos, o preparo sobre o envelhecimento”, explica Rosa.

A estudante de Gerontologia da USP Andressa Rosa explica que o curso dá uma visão ampla sobre as necessidades do idoso. “A minha escolha por esta carreira é porque o envelhecimento está crescente na nossa realidade brasileira.”

A professora Beatriz lembra que o “gerontólogo pode trabalhar na área da gestão para a criança de políticas públicas de envelhecimento e também na área de gestão de serviços nas instituições.”

Ouça na íntegra o programa:

Bloco 01

Clique aqui para fazer o download

Bloco 02

Clique aqui para fazer o download

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de estudantes sobre cursos da USP e carreiras do mercado profissional. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem perguntas.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: e-mail abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados