Geneticista da USP é nomeado Pesquisador Emérito do CNPq

Fábio de Melo Sene, professor do campus de Ribeirão Preto, ganhou prêmio que reconhece contribuições à ciência

12/05/2017 - Publicado há 7 anos
Cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na Escola Naval, no Rio de Janeiro; Fábio de Melo Sene (sétimo da esq. para dir.) foi nomeado Pesquisador Emérito – Foto: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Uma galeria de cientistas formada por nomes como Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Otto Richard Gottlieb, Maria da Conceição Tavares e Aziz Ab’Sáber acaba de ganhar mais um integrante: o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP, Fábio de Melo Sene.

Ele recebeu, nesta terça-feira (9), o prêmio Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em cerimônia na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. Outros nove pesquisadores de diversas instituições receberam o título.

“É um prêmio em nível nacional e é muito bom quando nosso trabalho é reconhecido pelos pares. A emoção aumentou quando entrei no site do CNPq e vi a lista dos pesquisadores que já receberam o prêmio, sendo, a maioria deles, pesquisadores que sempre admiramos”, relata Sene.

O prêmio foi criado em 2005 e premia dez cientistas brasileiros por ano, desde 2006. O título é concedido pelo conjunto da obra científico-tecnológica do pesquisador e por seu renome junto à comunidade científica.

O evento do dia 9 também marcou a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto ao diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fundação Oswaldo Cruz do Paraná, Samuel Goldenberg.

Carreira dedicada à genética

Foto: Reprodução/YouTube

Graduado em História Natural, Fábio de Melo Sene defendeu mestrado, doutorado e livre-docência na USP. Sua área de atuação é Genética de Populações. É professor titular pela USP e colaborador sênior junto ao Departamento de Biologia da FFCLRP. Também atua no programa de Pós-Graduação em Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Integra várias organizações científicas, como a Academia Brasileira de Ciências e Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia a personalidades que se distinguiram por suas relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

É autor dos livros Genética e Evolução (EPU, 1981) e Cada Caso…Um Caso. Puro Acaso: os processos de evolução biológica dos seres vivos (SBG, 1ª edição em 2009 e 2ª edição em 2016).

Com informações do Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP e da Coordenação de Comunicação Social do CNPq