Formação de bibliotecário permite atuação além das bibliotecas

Atividades incluem área de informação, arquivos, museus e grupos específicos

 07/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/09/2017 as 17:42
Por

Nesta quinta-feira, 6 de abril, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, fala sobre o curso de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a carreira desse profissional. Entre as convidadas está a professora Ivete Pieruccini, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação.

O campo se constituiu ligado a processos de reunião, organização e mediação da memória cultural, em razão do interesse das sociedades por bibliotecas, das mais variadas modalidades. Sua  importância sociocultural é, portanto, mola propulsora para renovação permanente, tendo em vista que as sociedades se alteram e a Biblioteconomia avança no sentido de possibilitar o estudo de dispositivos, práticas e processos de acesso e apropriação da informação, acompanhando demandas contemporâneas.

A professora Ivete acrescenta que “o ensino da Biblioteconomia na USP se articula com a pesquisas realizadas pelos docentes, cujos resultados são incorporados às grades e conteúdos disciplinares. Pelo seu caráter generalista, o curso prepara futuros profissionais para diferentes contextos, sejam bibliotecas públicas, escolares, universitárias, especializadas, serviços de informação em geral, em entidades governamentais ou empresas.”

Os bibliotecários são profissionais formados para atuar de modo afirmativo no universo da informação, da memória, do conhecimento e da cultura.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Clique aqui para fazer o download

Bloco 02

Clique aqui para fazer o download

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de estudantes sobre cursos da USP e carreiras do mercado profissional. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem a perguntas.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: e-mail abrace@usp.br e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.