Fonoaudiólogo cuida de todos os aspectos da comunicação

Programe Abrace uma Carreira traz especialistas da USP para falar sobre o curso de Fonoaudiologia

 13/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 21/09/2017 as 16:13
Por
Alunas da FOB realizam atendimento fonoaudiológico – Fotos: Denise Guimarães/USP Imagens

Promover, prevenir, diagnosticar e tratar a linguagem oral e escrita, além da audição, voz e funções orofaciais, como a mastigação, deglutição e respiração. Essas são algumas das ações realizadas por fonoaudiólogos. Para entender melhor sobre a profissão, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, do dia 29 de junho, entrevistou especialistas da USP em Bauru.

Entre elas estão as professoras Lídia Teles e Aline Costa, e a mestranda Rudmila Carvalho, todas do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O campo de trabalho é amplo e envolve os setores públicos e privados e incluem: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios e clínicas particulares, atendimento domiciliar, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas e indústrias, meios de comunicação (rádio e televisão)

A USP mantém três cursos de Fonoaudiologia. Na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), são 40 vagas em período integral, com duração de 4 anos. Na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), são 25 vagas em período integral, com duração de cinco anos. Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), são oferecidas 30 vagas, no período integral, com quatro anos de duração.

Para estudar nas unidades, é preciso prestar o vestibular da Fuvest ou participar do Sisu.

Confira o programa na íntegra:

Bloco 01

Clique aqui para fazer o download

Bloco 02

Clique aqui para fazer o download

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.