USP dá início a mais uma expedição ao Norte do País

Projeto atende comunidades carentes de Rondônia nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia

logo_radiousp790px

.
Foram mais de 2.700 mil quilômetros a bordo de um ônibus convencional da USP, que saiu do campus de Bauru, no interior de São Paulo, e atravessou quatro Estados brasileiros até chegar em Monte Negro, cidade a 250 quilômetros ao sul de Porto Velho, em Rondônia. Na última quinta-feira, dia 19 de janeiro, um grupo de 39 pessoas, entre professores, alunos de graduação e pós da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, embarcou numa viagem de 44 horas para mais uma edição do Projeto FOB em Rondônia. Outros três integrantes foram dias antes, de avião, para organizar os atendimentos. O projeto existe desde 2002 e tem o objetivo de levar atendimento odontológico e fonoaudiológico para as comunidades carentes de Rondônia.

Viagem dos alunos da FOB-USP para a cidade de Monte Negro em Rondônia - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Viagem dos alunos da FOB-USP para a cidade de Monte Negro em Rondônia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Mas a FOB não foi a primeira unidade da USP a manter atividades em Rondônia. Em 1997, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) inaugurou uma base em Monte Negro, onde desde então realiza pesquisas de ponta relacionadas a doenças tropicais, como malária e leishmaniose, além de prestar atendimento médico e laboratorial. O projeto da FOB foi criado exatamente para fortalecer essa base do ICB em Monte Negro, levando atendimento odontológico e fonoaudiológico para a população. Os atendimentos ocorrem na base do ICB em Montenegro e também em bairros distantes e comunidades isoladas.

Os trabalhos serão realizados até o dia primeiro de fevereiro. O grupo da USP retorna com o mesmo ônibus e a previsão de chegada em Bauru é sábado, dia 4 de fevereiro.

Ouça a repórter Valéria Dias, que acompanha o grupo nesta jornada.