USP dá início a mais uma expedição ao Norte do País

Projeto atende comunidades carentes de Rondônia nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia

logo_radiousp790px

.
Foram mais de 2.700 mil quilômetros a bordo de um ônibus convencional da USP, que saiu do campus de Bauru, no interior de São Paulo, e atravessou quatro estados brasileiros até chegar em Monte Negro, cidade a 250 quilômetros ao sul de Porto Velho, em Rondônia. Na última quinta-feira, dia 19 de janeiro, um grupo de 39 pessoas, entre professores, alunos de graduação e pós da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP embarcou numa viagem de 44 horas para mais uma edição do Projeto FOB em Rondônia. Outros 3 integrantes foram dias antes, de avião, para organizar os atendimentos. O projeto existe desde 2002 e tem o objetivo de levar atendimento odontológico e fonoaudiológico para as comunidades carentes de Rondônia.

Viagem dos alunos da FOB-USP para a cidade de Monte Negro em Rondônia - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Viagem dos alunos da FOB-USP para a cidade de Monte Negro em Rondônia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Mas a FOB não foi a primeira unidade da USP a manter atividades em Rondônia. Em 1997, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) inaugurou uma base em Monte Negro, onde desde então realiza pesquisas de ponta relacionadas a doenças tropicais, como malária e leischmaniose, além de prestar atendimento médico e laboratorial. O projeto da FOB foi criado exatamente para fortalecer essa base do ICB em Monte Negro, levando atendimento odontológico e fonoaudiológico para a população. Os atendimentos ocorrem na base do ICB em Montenegro e também em bairros distantes e comunidades isoladas.

Os trabalhos serão realizados até o dia primeiro de fevereiro. O grupo da USP retorna com o mesmo ônibus e a previsão de chegada em Bauru é sábado, dia 4 de fevereiro.

Ouça a repórter Valéria Dias, que acompanha o grupo nesta jornada.