Feira de profissões da USP está com inscrições abertas para vestibulandos

A 10ª Feira USP e as Profissões será entre 18 e 20 de agosto e apresentará aos estudantes informações de cursos da USP e as formas de ingresso na Universidade

03/08/2016 - Publicado há 8 anos
Estudantes na Feira de Profissões - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
No ano passado, Feira USP e as Profissões na capital reuniu 60 mil pessoas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) receberá, de 18 a 20 de agosto, a 10ª edição da Feira USP e as Profissões da capital. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site.

O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da USP, distribuídos em estandes com alunos e professores da Universidade, que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, conteúdos programáticos e as especializações.

O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro, destaca o caráter inclusivo da feira: “Este evento é considerado uma vitrine da USP, onde o público conhece o que é oferecido e produzido na Universidade. E, mais do que simplesmente conhecer, encontra as informações para ingressar nesse universo e traçar o seu caminho para realizar este projeto”.

20160803_02_feira
Estudantes acompanham explicação de monitora sobre carreiras oferecidas na USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

De acordo com o Anuário da USP, são oferecidos 300 cursos de graduação na capital e no interior do Estado (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos), além de 353 programas de mestrado e 323 de doutorado, com 59.081 alunos matriculados na graduação e 30.039 na pós-graduação, divididos em 14.130 no mestrado e 15.909 no doutorado.

A 10ª Feira USP e as Profissões da capital é também uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Além dos estandes, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como, por exemplo:

• o Planetário Digital apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia que conta também curiosidades e tira dúvidas;

• o grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química (IQ) da USP, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

• realizado há mais de 25 anos por monitores do curso de Física, o Show da Física realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

• já pensou na possibilidade de entrar em uma célula? A Célula Gigante desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências (IB) da USP é uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras;

• a Barraca Boca, criada por professores do curso de Odontologia, é uma ferramenta lúdica para o ensino da odontologia que simula todas as partes da cavidade bucal, com a demonstração de algumas lesões com o intuito de conscientizar sobre o câncer de boca.

Estudantes na Feira de profissões - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Feira é oportunidade de vestibulandos conhecerem os cursos de graduação da Universidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa USP e as Profissões. O evento é realizado duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. A edição 2016 realizada no interior do Estado ocorreu em maio, em Pirassununga, e reuniu mais de 15 mil participantes. A última edição realizada na capital recebeu a visita de 60 mil pessoas.

Para alimentação, a edição deste ano contará com uma estrutura de food trucks. A feira ocorre de 18 a 20 de agosto, das 9 às 17 horas, no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), localizado na av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo).

A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo e para a comodidade dos interessados é sugerido que as escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site do evento.

Mais informações (11) 2648-0487/ 3091-3511, email uspprofi@usp.br