Você sabe o que é internet das coisas ou inteligência artificial?

Semana sobre tecnologias digitais na USP, em São Paulo, discute oportunidades e tendências na área; evento vai de de 21 a 24 de maio

 18/05/2018 - Publicado há 6 anos
Laboratório Samsung Ocean, na Poli, terá semana de eventos para falar sobre tecnologias digitais – Foto: Divulgação

 

As novas tecnologias digitais estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Um exemplo delas são dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas (inteligência artificial). Há ainda a tecnologia usada para conectar dispositivos como roupas, veículos e eletrodomésticos, à internet, formando uma rede capaz de coletar e transmitir dados com os mais diversos objetivos (internet das coisas).

Oportunidades, desafios, estudos de caso e tendências em inteligência artificial (AI), internet das coisas (IoT) e tecnologias digitais em geral serão discutidos durante a Intelligence of Things Week, em São Paulo, de 21 a 24 de maio, reunindo especialistas renomados nessas áreas. O evento é promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP e o laboratório Samsung Ocean USP, iniciativa da Samsung Brasil que incentiva o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel.

A proposta da Intelligence of Things Week é aproximar estudantes e a comunidade de especialistas da indústria tecnológica, além de membros da academia e do ecossistema de economia criativa, e assim gerar debates sobre temas como conceitos e técnicas de inovação, preceitos de ética e suas aplicabilidades.

Os painéis irão discutir ainda temas variados sob o ponto de vista da aplicação de inteligência artificial, entre eles oportunidades em inovação mobile, transformação digital, o uso de dados e chatbots, ética, como potencializar negócios e fidelizar clientes, desenvolvimento de games, aplicabilidade de AI no setor financeiro, entre outros. A programação completa está disponível aqui.

O fechamento do evento será com uma palestra especial do professor Maurício Figueiredo, do laboratório Ocean-Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no dia 24 de maio, às 21 horas, em que o seriado “Black Mirror” será objeto de estudo para fazer um contraponto entre realidade e ficção no contexto da tecnologia.

Para Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina e responsável pela realização da Intelligence of Things Week, as novidades em torno dos assuntos abordados no evento movimentam a comunidade de tecnologia e a sociedade como um todo em busca de informações.

“É alta a demanda de pessoas que querem começar a entender ou saber mais sobre internet das coisas, inteligência artificial, cognição e outros tantos termos tecnológicos para compreender o impacto disso em suas vidas e da sociedade em poucos anos. Por isso a proposta da Samsung em criar um evento acessível a todos e que possa transmitir o máximo de conhecimento e proporcionar a troca de experiências entre profissionais e a comunidade”, explica.

“Para nós, que vivemos a tecnologia e acompanhamos as rápidas mudanças deste mercado, é uma honra poder proporcionar esse tipo de conhecimento e reafirmar que a inovação está no DNA da nossa marca”, acrescenta o executivo.

As inscrições para participar da Internet of Things Week estão abertas e podem ser feitas pelo site ou aplicativo do Ocean.

Serviço
21 e 24 de Maio – a partir das 18 horas
22 e 23 de Maio – a partir das 14 horas
Local: Prédio de Engenharia de Produção da Poli, na Av. Professor Almeida Prado, 531, campus Cidade Universitária, bairro Butantã, São Paulo.

Mais informações: (11) 5525-8730 ou oceansp@oceanbrasil.com

Da Assessoria de Comunicação Samsung Ocean USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.