USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos e atividades para a terceira idade

O programa gratuito Universidade Aberta à Terceira Idade possibilita ao idoso o aprofundamento em áreas de seu interesse e a troca de experiências com os jovens

08/07/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Além de disciplinas da USP, idosos podem participar de cursos, excursões e práticas esportivas | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade da USP abre inscrições para as atividades do segundo semestre de 2016. Em sua 45ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, traz 4.300 vagas.

É possível participar de disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e de atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados devem ter mais de 60 anos e não precisam ter vínculo com a Universidade.

Para o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, professor Marcelo Romero, este programa é de suma importância como atividade de extensão, pois atinge dois públicos: “Ao mesmo tempo que abre as portas da USP para um grande contingente de pessoas da terceira idade, também oferece uma oportunidade de intercâmbio para os alunos e professores que já estão inseridos nesse universo”, explica.

Romero ressalta, ainda, o caráter inclusivo da iniciativa: “Com milhares de opções gratuitas e em diversas regiões de São Paulo, é grande o número de participantes que começaram a trabalhar muito jovens e somente a essa altura da vida têm a oportunidade de contato com o estudo e o ambiente acadêmico”, completa.

É grande o número de participantes que começaram a trabalhar muito jovens e somente a essa altura da vida têm a oportunidade de contato com o estudo e o ambiente acadêmico

O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

Inscrições

Todas as informações sobre as atividades, forma e prazo para inscrições podem ser obtidas no site do Programa.

São 483 atividades disponíveis para inscrição em todos os campi da USP neste semestre, entre elas estão: Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol; Educação, Meio Ambiente e Sociedade; Empreendedorismo e Criação de Modelos de Negócios e Comunicação Digital e as Novas Mídias. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada há exigências.

Inscrições para disciplinas regulares acontecerão entre os dias 25 e 29 de julho. As vagas são limitadas e ocupadas por ordem de inscrição. As disciplinas regulares seguem o Calendário de Graduação, com início em 1º de agosto e término em 10 de dezembro. Para as atividades da Escola de Artes, Ciências e Hu­manidades (EACH), na zona leste de São Paulo, o período de inscrições será de 4 a 6 de julho; e para a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), em Pirassununga, será de 3 a 5 de agosto, também por ordem de chegada.

Cada unidade define seu calendário de inscrição para atividades complementares; portanto, é imprescindível observar as informações no catálogo. Após escolher as disciplinas regulares ou atividades complementares que deseja participar, é preciso verificar os dados sobre a data, horário e local de inscrição das unidades.

Mais informações (11) 3091-9183, site http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usp3idade, e-mail 3idade@usp.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PRCEU