Saúde pública da região de Ribeirão Preto será avaliada pela USP

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto analisará o atual modelo de administração das secretarias de saúde

02/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 14/03/2017 as 22:21
Fachada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP – USP), no campus de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foto: Marcos Santos
Fachada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, no campus de Ribeirão Preto, interior de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP vai avaliar o atual modelo de administração das secretarias de saúde dos municípios que fazem parte do Departamento Regional de Saúde XIII (DRS-XIII), que inclui Ribeirão Preto e região. A proposta é inserir formas mais inovadoras de gestão que, futuramente, vão trazer mais benefícios para toda a comunidade e também para os profissionais, pacientes e famílias.

A unidade da USP em Ribeirão Preto analisará ainda as práticas de membros da saúde que atuam na região de Araraquara com o objetivo de promover o uso de ferramentas de trabalho que ajudem a desenvolver parceria com trabalhadores dos serviços de saúde.

Os dois projetos foram aceitos no Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e têm o objetivo de desenvolver ações preventivas para a melhoria do SUS. Eles ficarão em vigência até dezembro de  2018 e são coordenados pelas professoras da EERP Andrea Bernardes e Cinira Magali Fortuna.

Outras participações

Não é a primeira vez que a EERP tem projetos escolhidos pelo Programa de Pesquisas do SUS. A primeira participação foi em 2010 e, desde então, foram sete os projetos aceitos e que já foram finalizados.

O PPSUS é uma parceria entre o Estado de São Paulo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Pulo (Fapesp), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem o objetivo de apoiar pesquisas voltadas para problemas prioritários da saúde, além do fortalecimento da gestão do SUS.

Mais informações: e-mail compesq@eerp.usp.br

Stella Arengheri, de Ribeirão Preto