Próximo USP Talks discutirá a judicialização da política

Evento será nesta quarta (26) na Faculdade Cásper Líbero, às 18h30, com entrada gratuita

Por - Editorias: Extensão
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Foto: Caio de Benedetto / USP Imagens

O Poder Judiciário nunca exerceu tanta influência sobre os rumos da política brasileira. Impelidos pela Operação Lava Jato, pela crise política e a perda de credibilidade dos outros poderes perante a opinião pública, juízes, promotores, desembargadores e ministros do Supremo Tribunal Federal vêm assumindo um protagonismo crescente na definição de políticas públicas, no combate à corrupção e no julgamento de membros do mais alto escalão do Executivo e do Legislativo, com decisões de grande impacto na estrutura política, social e econômica do País.

O que está em jogo nessa queda de braço entre poderes, e quais as implicações disso para a democracia no Brasil? Este será o tema da edição de julho do USP Talks, que será nesta quarta-feira, 26 de julho, às 18h30. O evento contará com a participação dos professores Luciana Cunha e Rogério Arantes.

Luciana Gross Cunha é professora da Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP). Mestre e doutora em Ciência Política pela USP, ela é responsável pelo Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), que analisa a percepção da população sobre o Judiciário e sobre o respeito às leis no Brasil.

Rogério Bastos Arantes é professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela mesma instituição. Há anos dedica-se ao estudo do sistema político e das instituições de justiça do País, incluindo o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.

O evento tem duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pela internet. Não é necessária inscrição prévia nem haverá distribuição de senhas no dia do evento. Basta chegar no horário e participar. Ao início da sessão, as portas serão fechadas para garantir a acomodação de todos os presentes. O USP Talks será na Faculdade Cásper Líbero – Edifício Gazeta, localizado na Av. Paulista, 900, em São Paulo.

A realização é da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Estadão, com apoio da Faculdade Cásper Líbero e UM BRASIL – Fecomercio.

Da Comissão de Comunicação da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

Mais informações: www.facebook.com/usptalks/

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados