Portal de escrita científica já foi acessado em mais de 100 países

Criado na USP em São Carlos, portal completa cinco anos e ganhará nova plataforma

13/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:23
Portal reúne informações sobre técnicas e conceitos que auxiliem os pesquisadores na redação de textos científicos – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Reunir em um só portal materiais e informações atualizadas relevantes para a escrita científica e servir como um repositório para orientar alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar suas habilidades na área. Esse é o objetivo do Portal da Escrita Científica do campus USP de São Carlos, uma iniciativa de docentes e colaboradores das bibliotecas de todas as unidades do campus, que completa cinco anos de existência.

Segundo o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e presidente atual da Comissão do portal, o repositório “tem se tornado indispensável para os alunos e pesquisadores porque reúne, em uma mesma plataforma, tudo o que se tem de escrita científica na USP e no Brasil, qualquer material, conteúdo, notícia e evento. Quem acompanha o Portal da Escrita Científica tem ali um tesouro não só na quantidade, mas na qualidade, uma vez que é dirigido para quem quer entender um pouco melhor a comunicação científica”.

Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos – Foto: Instituto Brasileiro de Geografia Estatística

O portal reúne materiais informativos e didáticos relativos ao agendamento de cursos, cursos on-line, videoaulas, workshops, tutoriais, disciplinas, redirecionamento para outros sites dinâmicos de pesquisadores da área, além de ferramentas computacionais. Essas últimas contribuem para o auxílio à escrita em inglês, considerando a estrutura e o conteúdo do artigo; exames de proficiência em inglês acadêmico e diagnóstico, pelo qual o sistema verifica se o texto está bem estruturado. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento dessas ferramentas, liderado pela professora Sandra Maria Aluísio, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), é pioneiro em todo o mundo. A parte técnica do portal foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC) com a colaboração especial de Rogério Toshiaki Kondo.

Professor José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos

As estatísticas de acesso ao portal são bastante significativas: já foram contabilizadas mais de 343 mil visitas, oriundas de 118 países, principalmente os de língua portuguesa, além dos Estados Unidos (terceiro, em número de acessos, atrás de Brasil e Portugal, respectivamente). As visitas mensais já atingiram mais de 86 mil e as diárias giram em torno de 1,2 mil. Esses dados podem ser acessados aqui.

O professor José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e entusiasta do portal, destaca que ele nasceu em 2012 como consequência de três eventos: Ferramentas de Suporte à Escrita Científica em Língua Inglesa (2010), 1ª Semana da Escrita Científica do IFSC (2010) e Proficiência em Língua Inglesa para a Carreira Científica (2011). “A importância da escrita científica para uma universidade de pesquisa como a USP e esses eventos representaram uma grande motivação para se criar o portal envolvendo todas as unidades e a Prefeitura do campus de São Carlos. A comunidade tem muito que se orgulhar do sucesso do único Portal de Escrita Científica da USP.”

Ações futuras

Página principal do site Escrita Científica – Foto: Reprodução

Entre as novidades que logo estarão disponíveis no portal, os professores Zucolotto e Alves destacam a implementação de três módulos de informação relacionados à metodologia científica, à elaboração de projetos de pesquisa e à escrita científica, o que deve facilitar ainda mais o acesso ao conteúdo.

Com foco nos avanços tecnológicos também será adotada uma nova plataforma com design diferenciado e versão para equipamentos móveis.

Os interessados na elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e relatórios de aulas de laboratório de graduação vão poder contar com templates (em latex e word) desenvolvidos pelo corpo técnico das bibliotecas para facilitar essa atividade.

O Portal da Escrita Científica do campus USP de São Carlos pode ser acessado no endereço eletrônico www.escritacientifica.sc.usp.br. Para ver também a página do Facebook, clique aqui.

Suzana Xavier / Assessoria de Comunicação da Prefeitura do campus USP de São Carlos