Na USP Pirassununga, animais aproximam crianças do mundo universitário

Programa “USP na Escolinha” leva alunos do ensino fundamental a diversas atividades relacionadas aos cursos do campus

31/10/2017 - Publicado há 6 anos
Estudante interage com filhote de cabra em Pirassununga – Foto: Delaine Rocha/FZEA-USP

Eles ainda são crianças, com idades que variam de 6 a 10 anos, mas já começaram a ter o primeiro contato com o mundo universitário, mais especificamente as profissões de engenheiro de alimentos e de biossistemas, médico veterinário e zootecnista, todos cursos oferecidos pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. Desde 2013, a USP Pirassununga desenvolve um programa que busca aproximar a Universidade das crianças.

O USP na Escolinha foi idealizado pela funcionária Delaine Rocha, que notou o desconhecimento de sua família e amigos em relação aos cursos da FZEA e sobre a USP. “Sou funcionária desde 2005 e, em 2013, com o apoio da chefia, resolvi apresentar uma proposta para a Comissão de Cultura e Extensão para o desenvolvimento de um projeto nas escolas”, afirmou.

O programa, que teve início no dia 30 de maio, é dividido em três etapas. A primeira consiste no envio de um questionário para os pais das crianças participantes que ajuda a traçar um perfil dos alunos e melhor atendê-los. Durante a segunda etapa, são expostos pôsteres do evento na escola e é sugerida uma atividade livre (redação, frase, arte, desenho) aos jovens, com o tema O que você espera da USP?.

Na terceira e última fase, os participantes visitam o campus da Universidade em Pirassununga e realizam atividades como a ordenha manual e a suinocultura, com o auxílio de um monitor e trabalhador. Por meio do toque e do cheiro, as crianças podem interagir com animais, como porcos e cabras.

Alunos aprendem sobre utensílios e ferramentas utilizados em fazendas – Foto: Delaine Rocha/FZEA-USP

O público-alvo são os alunos do ensino fundamental de escolas públicas ou privadas de Pirassununga e região. Através das atividades propostas, os realizadores buscam incentivar a curiosidade dos jovens pela Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biossistemas, Medicina Veterinária e Zootecnia e pela Universidade de forma geral, além de cultivar o desejo de fazer parte da USP. Sabrina, participante da segunda edição do programa, afirmou: “Eu amei o passeio e agradeço por terem me dado esta oportunidade. Quando eu crescer, vou estudar lá”.

Contudo, não são apenas as crianças que aprovam o programa. Um aluno de graduação em Zootecnia que acompanhou e monitorou os jovens na visita ao campus expressou sua opinião: “Crianças precisam de vivências e dinâmicas que tragam um aprendizado pela experimentação, ao invés de ficarem trancadas em sala de aula com conteúdo metodológicos e maçantes”.

O maior desafio enfrentado pelos organizadores do programa é a captação de recursos. Para 2018, o objetivo é alcançar escolas mais carentes, dependentes de recursos municipais, e que não possuam transporte acessível. Além disso, o ano que vem deve trazer novidades para o USP na Escolinha. “Estamos trabalhando para que a sexta edição apresente um material de apoio novo e mais completo. A inovação seria uma revista em quadrinhos, que introduziria as crianças aos cursos da FZEA e ao Campus Fernando Costa com um formato lúdico e divertido”, disse Delaine Rocha. A previsão para o ano que vem é que o edital seja publicado em maio.

Atualmente em sua quinta edição, o programa permite aos participantes conhecer o campus da USP em Pirassununga e está sendo realizado pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas em parceria com a Prefeitura do Campus Fernando Costa e a FZEA, além de ter o apoio das agremiações Programa de Educação Tutorial (PET) da USP e Empresa Júnior de Zootecnia. O programa conta também com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, docentes e funcionários. A edição de 2017 do USP na Escolinha será encerrada no dia 30 de novembro.

Mais informações: uspnaescolinha@usp.br ou http://uspnaescolinha.blogspot.com.br/