Experimentos expostos em laboratório aproximam física e sociedade

Acervo do Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger conta com mais de 400 experimentos e equipamentos

10/01/2018 - Publicado há 6 anos
Experimentos de ótica como lentes e espelhos integram acervo do Laboratório de Demonstrações – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Na área da educação, muito se debate a respeito da priorização da teoria em detrimento à prática durante o ensino, principalmente das ciências exatas. Pensando em contrariar essa tendência, o professor Ernst Wolfgang Hamburger, do Instituto de Física (IF) da USP, junto de outros colegas, decidiu criar, no final da década de 1970, o Laboratório de Demonstrações.

No dia 15 de dezembro, ocorreu no IF um evento em homenagem ao professor Hamburger, organizado pela equipe do laboratório, que leva seu nome. Como afirmou o diretor do instituto, Marcos Nogueira Martins, o espaço é uma construção coletiva baseada num impulso inicial de Hamburger. “Sem ele, o laboratório não existiria.”

No início chamado de Prateleira de Demonstrações, o projeto surgiu pelo entendimento de que a experimentação é elemento fundamental para o aprendizado. O interativo é também motivacional, o que na graduação em Física é especialmente importante, já que se trata de um curso com altas taxas de evasão, segundo o professor José Goldemberg.

Mecânica, termodinâmica, ondas, eletricidade e fluidos são alguns dos temas trabalhados pelos mais de 400 experimentos – Foto: Divulgação/IF

.
Hoje, o Laboratório de Demonstrações conta com mais de 400 equipamentos e experimentos de demonstrações. Os materiais estão dispostos em mesas e estantes temáticas – mecânica, ótica, termodinâmica, eletromagnetismo, fluidos e ondas. No catálogo on-line, cada experimento é apresentado junto de uma breve descrição, foto e, em alguns casos, vídeo.

Parte do planejamento do IF para o Laboratório de Demonstrações envolve a ampliação desse acervo. Os planos do instituto também incluem reforma do espaço. Ele contará com salas de exposição agendada, oficina, marcenaria, pintura etc.

O ensino complementar e a divulgação científica são os objetivos que movem o Laboratório de Demonstrações. A partir dos experimentos disponíveis, pretende-se estreitar relações com as disciplinas ministradas no IF, a partir do seu uso em sala de aula, visando à consolidação do conhecimento a partir da abordagem experimental.

As ambições são de que o laboratório possa atender não apenas os cursos de graduação do instituto, mas também as atividades de extensão oferecidas para professores e alunos do ensino básico, com visitação de alunos dos ensinos fundamental e médio.

O professor Hamburger

Professor Ernst Wolfgang Hamburger é o idealizador do Laboratório de Demonstrações que, hoje, leva o seu nome – Léo Ramos/Revista Fapesp

.
Ernst Wolfgang Hamburger nasceu em Berlim, em 8 de junho de 1933. De família judaica, veio para o Brasil aos três anos de idade, em 1936, época de ascensão nazista na Alemanha. Graduou-se em Física na USP em 1954 e virou professor da Universidade. Hamburger se casou com a também cientista e física Amélia Hamburger, sua colega, com quem teve cinco filhos.

A produção do conhecimento, a educação e a divulgação científica no Brasil contam com a importante contribuição de Hamburger há mais de 60 anos. O físico, sempre preocupado com a disseminação do conhecimento como forma de aproximar a pesquisa científica da sociedade, é considerado por muitos como fundamental para as mudanças observadas no IF e na USP. Segundo o professor Fuad Saad, se trata de “uma era de transformações devida ao Ernst Hamburger”.

Durante a homenagem recebida, Hamburger se disse muito emocionado. Agradeceu a presença de todos os que lá estavam, dizendo que ela simbolizava todos os sucessos e os fracassos do IF. “E os sucessos são muito maiores que os fracassos”, concluiu.