Estatísticos da USP oferecem ajuda gratuita a projetos em desenvolvimento

Grupo de pesquisa oferece análise de dados a pessoas físicas e instituições públicas ou privadas

Por - Editorias: Extensão
Share on Facebook1.2kShare on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn616Print this pageEmail
Instituições do setor público e privado, pesquisadores e pessoas físicas podem apresentar propostas – Foto: Divulgação

Seu projeto precisa da ajuda de um estatístico? Basta se inscrever gratuitamente na chamada lançada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

A iniciativa tem como objetivo selecionar projetos para receberem o apoio dos pesquisadores do Núcleo de Estatística Aplicada (NEA), apoiado pela coordenação do curso de Estatística.

Eles farão a análise dos dados de acordo com a demanda de cada projeto e apresentarão os métodos e resultados obtidos por meio de apresentação oral e relatório escrito. Serão aceitas propostas de empresas, fundações, indústrias, instituições de maneira geral, do setor público ou privado, assim como de pesquisadores ou pessoas físicas.

Os projetos apresentados serão trabalhados em duas disciplinas do curso de Estatística: Bioestatística e Mineração Estatística de Dados. “Nosso objetivo é levar problemas reais da sociedade para que nossos alunos possam resolvê-los, sob a orientação do professor, usando a metodologia estatística adequada a cada caso”, explica a professora Mariana Cúri. Por isso, os interessados devem apresentar um problema relevante a ser resolvido pelos pesquisadores e, até fevereiro de 2018, os dados já  devem ter sido coletados ou, ao menos, estarem em fase final de coleta.

Segundo Mariana, o objetivo da iniciativa é levar problemas reais da sociedade para que os alunos possam resolvê-los, sob supervisão de um professor – Foto: Reinaldo Mizutani

Além disso, os interessados devem comparecer a uma reunião de apresentação do projeto com um membro do núcleo para a pré-seleção, nas tardes do dia 5 ou 6 de dezembro.

As inscrições dos projetos podem ser efetuadas até 1º de dezembro, por meio deste formulário. “Essa iniciativa se caracteriza como uma atividade de extensão, um dos pilares da universidade pública, e também contribuirá para o aprimoramento contínuo da qualidade do nosso curso”, finaliza Mariana.

Para obter informações mais detalhadas, acesse o documento para a chamada de projetos.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: e-mail nea@icmc.usp.br