Em Ribeirão Preto, cinema e literatura ajudam a divulgar ciência

Nos dias 21, 23 e 25 de maio, ação de divulgação científica da USP vai integrar programação da Feira Nacional do Livro

Por - Editorias: Extensão
  • 63
  •  
  •  
  •  
  •  
Atividade para alunos durante a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto – Foto: Divulgação / Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto via Facebook

.
E se você pudesse unir cinema e literatura para conhecer um pouco mais sobre ciência? É exatamente com essa proposta que o Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto, o Centro de Terapia Celular (CTC) e o Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID), todos da USP, se uniram à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para trazer o Cine-Literatura. A atividade vai integrar a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

A iniciativa é fruto de outro projeto das três unidades, o Ciência com Pipoca, realizado desde 2016 com o objetivo de discutir temas ligados à ciência utilizando trechos de filmes e séries. Para a Feira Nacional do Livro, as apresentações serão baseadas em filmes adaptados ou inspirados em livros.

Foto: Divulgação / Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Clique para ampliar)

Serão três palestras, nos dias 21, 23 e 25 de maio, a partir das 9 horas, na Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490, Centro). Na primeira, os professores Caio de Castro e Freire, Michele Dayane Facioli Medeiros e Rafael Gil de Castro discutem a imagem do cientista que o cinema e a literatura retratam, baseando-se em obras como Frankenstein, Jurassic Park, De Volta para o Futuro, entre outras.

No dia 23, o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP Marco Antonio de Almeida comenta os impactos da obra Neuromancer, que não apenas revolucionou a literatura de ficção científica como trouxe um novo gênero, o cyberpunk.

Por último, o doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Diego Renan Bruno aborda filmes sobre a dependência dos humanos em relação às máquinas e debate se essas obras representam apenas contextos de ficção científica ou se podem se tornar realidade.

O Cine-Literatura é gratuito e não é necessário se inscrever para participar. Escolas devem agendar a participação de grupos de alunos pelo telefone (16) 3977-9117. Mais informações sobre as palestras do Cine-Literatura: (16) 3315 0368 ou iearp@usp.br. A programação completa da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto está disponível neste site.

Mais informações: https://iearp.blogspot.com.br/2018/05/cine-literatura.html ou (16) 3315-0368.
.

  • 63
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados