Em janeiro, Poli promove curso de bibliometria para pesquisa acadêmica

Inscrições devem ser feitas até 15 de janeiro; valor é de R$ 370

20/12/2017 - Publicado há 6 anos
Exemplo de tela gerada pelo software de dados bibliométricos VOSviewer – Foto: Reprodução

.
No dia 22 de janeiro, das 8 às 17 horas, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP realiza o curso de difusão Bibliometria: Teoria e Prática. Coordenado pela professora Marly Monteiro de Carvalho, o curso é ministrado pelos doutorandos da Poli Diego Honorato Clemente e Graziela Darla Araújo Galvão. A atividade é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento que tenham interesse sobre o método bibliométrico.

A bibliometria é um técnica conhecida para realização da pesquisa acadêmica e com potencial de publicação de seus resultados em periódicos de alto impacto. É útil na formação desde alunos de graduação, na fase de monografia, até mestrado e doutorado.

O objetivo do curso é difundir os conhecimentos sobre a aplicação do método bibliométrico, sendo utilizados em aula os softwares VosViewer e Ucinet. Além de uma introdução teórica sobre a bibliometria, o curso enfatiza a prática através das etapas para realizar uma análise bibliométrica: (i) processo de amostragem e busca nas bases científicas, (ii) extração de dados e arquivamento e (iii) análises descritivas e de redes sociais. Ao final do curso, o participante estará apto a realizar todas as etapas da bibliometria.

As inscrições para o curso ocorrem até o dia 15 de janeiro, de duas formas: on-line por meio deste site ou presencialmente na Fundação Vanzolini, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas (a fundação está localizada na Av. Paulista, 967, 3º andar, Bela Vista, São Paulo e também na Av. Professor Almeida Prado, 531, Cidade Universitária, São Paulo).

Para o processo de seleção, são necessários o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação do curriculum vitae. Haverá uma análise curricular prévia para mensurar se o estudante está apto a realizar o curso, principalmente para alunos de graduação. O investimento é de R$ 370.

Para outras informações, entrar em contato com a Secretaria de Cursos da Fundação Vanzolini (e-mail extensaopro@usp.br ou telefone: (11) 5525-5810.

Da Assessoria de Imprensa da Poli