Em Itu, museu da USP tem atrações de férias

Além de visitar o local histórico, público pode participar de palestras e atividades culturais

 05/07/2017 - Publicado há 7 anos

Atualizado em 6 de julho, às 12h42

Fachada do Museu Republicano Convenção de Itu – Foto: Helio Nobre

A 100 quilômetros de São Paulo, na cidade de Itu, a USP mantém um museu que ajuda a contar uma parte da história que antecede a proclamação da República no Brasil, em 1889, e os anos seguintes da nova forma de governo. Criado em 1921 como uma extensão do Museu Paulista (conhecido também como Museu do Ipiranga), o Museu Republicano Convenção de Itu traz ainda aspectos da vida cotidiana das famílias de fazendeiros paulistas do século 19.

Ele está instalado em um sobrado histórico, erguido nas décadas iniciais do século 19, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local onde se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do País e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Sala da Convenção do Museu Republicano – Foto: Divulgação Museu Paulista

O acervo do museu é formado por objetos (de uso pessoal, de decoração de interiores, mobiliário, instrumentos de trabalho, armas, moedas e medalhas), documentos iconográficos (esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, plantas, mapas e fotografias) e documentos textuais (manuscritos e impressos).

Há ainda a “Galeria dos Convencionais” com obras pintadas por José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Tarsila do Amaral, Henrique Távola, José Wasth Rodrigues, Henrique Manzo, entre outros. No museus, estão painéis de azulejos do saguão, idealizados por Affonso Taunay, então diretor do Museu Paulista, foram executados pelo ceramista Antonio Luiz Gagni, e fixados nas paredes desse edifício, entre os anos de 1942 e 1953.

Saguão do Museu Republicano Convenção de Itu – Foto: Divulgação Museu Paulista

O Museu Republicano possui três sedes: o Museu de História, localizado em sobrado do século 19, aberto a visitação desde fevereiro de 2010; o Centro de Estudos, localizado em imóvel conhecido como Casa do Barão, na mesma rua em que está o museu, e que abriga a biblioteca, a área administrativa e a área científica e de curadoria da instituição; o imóvel conhecido como Casa da USP, onde foram alojadas atividades de conservação e restauração dos acervos.

Fachada da Casa do Barão – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além de visitar o museu, o público pode conferir nestas férias escolares uma programação especial. Entre 11 e 29 de julho, haverá oficina de brinquedos, exposição, mostra, palestra sobre fotografia e edição de imagens, apresentação de filme com acompanhamento ao vivo de um pianista.

O destaque é para o segundo Encontro da Mulher Negra de Itu. “É um trabalho em conjunto com o movimento negro da cidade”, afirma a educadora Aline Zanatta. “O museu vem se aproximando desses movimentos sociais, tanto no educativo quanto nas exposições. A ideia é integrar essa comunidade às ações de curadoria do museu, para que elas tenham uma participação maior dentro da instituição”, explica a educadora.

O encontro será no dia 29 de julho, das 9 às 17 horas, e abre com contação de histórias da arte-educadora Marina Costa. Em seguida, exibe o registro audiovisual do tradicional “Samba de Terreiro de Itu”, realizado pelo arquiteto e fotógrafo Júlio Abe Wakahara.

Depois do almoço, o evento segue com palestra sobre a população negra de Itu pós-abolição, com a professora Claudete de Sousa Nogueira, vice-coordenadora do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE). Depois, acontece roda de conversa sobre mulheres negras de Itu, com representantes da União Negra Ituana, parceira da programação. Encerra o evento apresentação da Folia de Reis – Estrela do Oriente.

As atividades serão realizadas em em parceria com várias instituições da cidade: União Negra Ituana, Interfoto Itu, Cinepiano, Secretaria de Cultura de Itu/Festival de Artes de Itu e CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itu.

Acompanhe a programação, participe e visite o museu:

11/07 – Oficina Brinquedos e Brincadeiras da cultura da infância
Num mundo cada vez mais tecnológico, a proposta da oficina consiste em valorizar a arte do “saber fazer” existente na cultura da infância. São os gestos, as músicas e trabalhos manuais das tradições do interior, que possibilitam a troca de memórias entre crianças de várias idades, jovens e adultos na produção coletiva do brincar. Assim, os participantes serão estimulados a construírem brinquedos e brincadeiras coletivamente.
Educadoras responsáveis: Aline Zanatta e Cristina Nizzola.
Número de vagas: 10
Horário: das 14 às 17 horas
Público: educadores
Local: Museu Republicano fica localizado na Rua Barão de Itaim, 67, Centro
Inscrições pelo telefone (11) 4023-0240

13/07 – Abertura da exposição “Elos: Portas e janelas de Itu”
Horário: 18h
A partir da parceria entre o Interfoto Itu e Museu Republicano, Apresentação de 20 trabalhos sobre a temática “Elos: Janelas e Portas de Itu” que fica aberta ao público entre julho e setembro .
http://www.interfotoitu.com.br/convocatoria-02.html

13/07 – Abertura da mostra “Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico”
Trata-se de um mapa afetivo idealizado pelo Serviço Educativo do Museu e a artista plástica Morgana Ribeiro, confeccionado e bordado pelas mulheres da renda cidadã do CRAS PIPA/ Secretaria de Promoção Social de Itu.
Oficina Educativa: Mapas imaginários, com a artista plástica e arte educadora Morgana Ribeiro.
Inscrições: (11) 4023-0240, ramal 3
Horário: 18h
Rua: Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

13/07 – Palestra Fotografia e Conservação, por João Marcos Rosa e Érico Hiller (Interfoto Itu)
Horário: 19 às 22 horas
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano na Rua Barão do Itaim, 140

15/07 – Palestra Tratamento e edição profissional de imagens com Photoshop, Lightroom e ACR, por Alexandre Keese (Interfoto Itu)
Horário: 10 às 12 horas
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano na Rua Barão do Itaim, 140

21/07 – Apresentação Cinepiano Tony Berchmans – Parceria Festival de Artes de Itu
O Cinepiano Tony Berchmans é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.
Os ingressos serão entregues 1 horas antes do início do concerto no mesmo local da apresentação
Horário: 19h
Capacidade: 100 lugares
Informações: (11) 4023-0240
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano na Rua Barão do Itaim, 140

29/ 07 – 2º Encontro da Mulher Negra de Itu
Exibição do registro audiovisual do antigo “Samba de Terreiro de Itu”. Palestrantes: Júlio Abe Wakahara, Lilian Solá Santiago, Claudete de Sousa Nogueira, Marina Costa, Fátima Carmo Silva, Alessandra Silva Santos, Nancy Hayashi. Encerramento com a apresentação da Folia de Reis – Estrela do Oriente.

Museu Republicano Convenção de Itu
Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas
Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico, Itu
Tel. (11) 4023-0240

Centro de Estudos
Funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Barão do Itaim, 140, Centro Histórico, Itu
Tel. (11) 4023-2525

Informações: (11) 4023-0240, ramal 3

Com informações do Museu Republicano e Luiz Prado


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.