Com tema de super-heróis, site ajuda crianças com gastos de saúde

Criado por estudantes da USP, “Somos Todos Heróis” faz do financiamento coletivo um projeto social

04/05/2017 - Publicado há 7 anos
Da esquerda para a direita, a equipe do Somos Todos Heróis: Marco Schaefer, Igor Marinelli e Fuad Schiavon – Foto: Divulgação

.
Com menos de um ano, Ana Clara sofreu um grave acidente de carro. Perdeu a mãe, um tio e sofreu uma grave lesão medular. Hoje ela luta para se recuperar. Além de roupas e alimentos, Ana precisa ser transferida da Santa Casa de São Carlos para outro hospital, onde possa responder melhor aos tratamentos. Ela já conta com um cinto de utilidades e diversas varinhas mágicas em sua batalha.

Ana Clara é uma das crianças heroínas que fazem parte do projeto social Somos Todos Heróis, um site de financiamento coletivo voltado a arrecadar doações para quem precisa de ajuda: seja um tratamento médico, a realização de uma cirurgia, auxílio para compra de alimentos ou materiais escolares, o site abrange solicitações diversas.

A pequena Ana Clara precisa ser transferida para um hospital da rede Sara Kubitschek, em São Carlos – Foto: Divulgação

Cada doação simboliza o envio de um acessório para fortalecer a criança e torná-la uma heroína ou herói. Com o cinto e as varinhas, Ana já arrecadou R$ 225,00 dos R$ 1.000,00 que precisa para comprar roupas, fraldas e leite em pó. Escudo, visão de raio laser, capa e anel mágico também fazem parte do arsenal que pode “equipar” as crianças.

Criado em 2016, o site não tem fins lucrativos e todos os valores doados são depositados via PagSeguro diretamente na conta dos responsáveis pela criança.

Linguagem atrativa

Rafaella é uma das missões cumpridas do projeto. Sua campanha conseguiu ajudar a financiar uma cirurgia complexa que permite maior mobilidade – Foto: Divulgação

A ideia e implementação do site vem de Igor Marinelli, estudante de Engenharia da Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e Matheus Marchiori, aluno da Faculdade de Direito (FD) da USP. Amigos desde o ensino médio, ambos decidiram iniciar o Somos Todos Heróis a partir da insatisfação com outros projetos sociais de que participavam, em especial por conta da falta de doações para crianças ou instituições carentes.

A temática de super-heróis mostrou-se uma forma de alcançar diversas idades. Como conta Igor, é algo que “mexe com muitas lembranças dos adultos e, ao mesmo tempo, inspira as crianças a pensarem em ações socialmente responsáveis desde pequenas”. Em seus dez meses de existência o site já possibilitou que quatro campanhas (ou missões) fossem cumpridas. Além de Ana Clara, há hoje outras duas missões em andamento, as de Enrique e Samuel.

Super Samuel é uma das campanhas atuais do site. O menino precisa de auxílio para conseguir uma cadeira de rodas especial – Foto: Divulgação

A montagem das missões é feita por Igor, que vai à casa das crianças averiguar a solicitação de campanhas, procura novas crianças e faz o contato com famílias e instituições. Além dele, a equipe conta hoje com mais duas pessoas ativas: Fuad Schiavon, que cuida do design do site, e Marco Schaefer, programador e desenvolvedor, ambos também alunos de Engenharia da Computação em São Carlos. Matheus Marchiori compõe atualmente o conselho jurídico do projeto. E o time está aberto a quem quiser ajudar.

E agora, quem irá nos defender?

O desenvolvimento da plataforma levou cerca de seis meses. Ainda que tenha um custo de manutenção baixo, o site conta com uma parceria com a empresa HomeHost do Rio de Janeiro, que lhe garante a hospedagem sem despesas. Porém, quando é feita uma campanha pela página do Facebook do projeto para incentivar a doação, os gastos com publicidade saem do bolso da equipe.

Enrique já arrecadou R$ 175 dos R$ 2000 necessários para continuar seu tratamento para paralisia cerebral – Foto: Divulgação

No momento, uma parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos está em vista. O instituto deve atuar como apoio de imprensa e mídia para o site e ajudaria na busca de patrocínio e divulgação.

O site também deve receber novidades em breve. A equipe trabalha agora para gamificar mais o site a fim de torná-lo mais atrativo. Um sistema de conquistas está em desenvolvimento, no qual os usuários poderão subir de nível a partir de suas ações e doações e obter prêmios, como camisetas do Somos Todos Heróis.

Como funciona?