Aplicativo para idosos criado na USP concorre a prêmio internacional

A primeira etapa da votação é on-line e ocorre até quarta-feira, dia 7 de março

05/03/2018 - Publicado há 6 anos

Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC), o sistema ESPIM, utilizado para monitoramento a distância, funciona como base do aplicativo SENSEM — um software de tarefas aplicado durante as aulas de informática a idosos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e São Carlos. A tecnologia está concorrendo ao SilverEco and Ageing Well International Awards 2018, importante premiação que coroa os melhores produtos, soluções e iniciativas voltadas aos mais velhos no âmbito social.

Aberta ao público, a primeira etapa da votação é on-line, pode ser feita neste link, e ocorre até quarta-feira, dia 7 de marçoA USP é a única representante brasileira na final.

Clique para ampliar

O aplicativo ainda não foi disponibilizado ao público em geral, no entanto, atraiu a atenção do júri responsável pela premiação, responsável por selecionar o projeto brasileiro para disputar a final com outros 50 concorrentes.

A ideia cresceu a partir do empenho da professora do curso de Gerontologia, Meire Cachioni, e da professora responsável pelo sistema, Maria da Graça Pimentel. Com o sucesso da parceria entre o ICMC e a EACH, o projeto foi submetido à Fapesp e teve o financiamento aprovado.

“Os idosos que participam do projeto têm os aplicativos instalados em seus celulares ou tablets. Eles recebem, a qualquer momento do dia, um sinal de alerta informando que naquele momento devem fazer determinada tarefa. As solicitações são enviadas aos monitores (alunos de gerontologia) e assim podemos perceber e analisar o aprendizado adquirido durante as aulas de informática”, conta Meire Cachioni.

Clique para ampliar

De acordo com a docente da EACH, todas as tarefas — como tirar uma foto, por exemplo — estão relacionadas com o conhecimento exercitado nas aulas semanais do curso de informática nos institutos. “Eles adoram executar o que é solicitado e pedem sempre por outras mais. Desta maneira, podemos perceber onde estão as maiores dificuldades do aprendizado efetivo e as peculiaridades de cada grupo de alunos, assim, melhorando a relação ensino-aprendizagem nas oficinas”, destaca Meire.

Os finalistas da premiação passam por duas etapas durante: uma votação aberta ao público e a avaliação de um um júri composto por profissionais da área da Gerontologia de todo o mundo. O anúncio do projeto vencedor será realizado no dia 29 de março em Paris, na França.

Para votar no projeto acesse o link.

Com informações da Assessoria de Imprensa da EACH