Ex-professor da USP, arquiteto Paulo Mendes da Rocha é homenageado

O arquiteto é um dos mais influentes do mundo e foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAU até 1999

07/10/2016 - Publicado há 8 anos

Considerado um dos arquitetos mais influentes do mundo, Paulo Mendes da Rocha receberá uma homenagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, onde lecionou até 1999.

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, em 1928, Rocha graduou-se em Arquitetura em 1954 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 1961, tornou-se professor da FAU. Cassado pela ditadura militar em 1969 e proibido de lecionar, voltou à Universidade em 1980, com a anistia política. Aposentou-se compulsoriamente como professor titular de Projeto Arquitetônico.

Entre as premiações conquistadas pelo consagrado arquiteto destacam-se as condecorações mais recentes, como o Prêmio Leão de Ouro da 15ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza 2016, o Prêmio Imperial de 2016 da Associação de Arte do Japão, e a Medalha de Ouro Real 2017 do Royal Institute of British Architects.

Leia mais em Paulo Mendes da Rocha recebe prêmio da Bienal de Veneza

Com a conquista do Prêmio Imperial e da Medalha de Ouro Real, Paulo Mendes da Rocha tornou-se o segundo brasileiro a ser agraciado por estas companhias. Antes dele, apenas Oscar Niemeyer havia sido condecorado. Paulo Mendes da Rocha deixou como legado um acervo que modificou paisagem e espaço, mas também atendeu às necessidades sociais do homem. Suas intervenções revelam o potencial atemporal de uma produção capaz de permear debates acerca da arquitetura até os dias de hoje.

Como forma de reconhecimento e agradecimento, a FAU realizará no próximo dia 13, às 17 horas, em seu auditório, um evento em homenagem ao profissional. O auditório Ariosto Mila localiza-se na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.

Com informações da Comunicação da FAU