Ex-diretor da Esalq recebe Prêmio Fundação Bunge por vida e obra

Professor José Vicente Caixeta Filho foi agraciado por desenvolver pesquisas voltadas para temas e instrumentais analíticos relacionados à Logística Agroindustrial

25/11/2016 - Publicado há 7 anos
O professor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho, agraciado na categoria Vida e Obra, na área de Ciências Exatas e Tecnológicas, recebeu o prêmio das mãos do governador Geraldo Alckmin - Foto: Fundação Bunge
O professor da Esalq José Vicente Caixeta Filho agraciado na categoria Vida e Obra, na área de Ciências Exatas e Tecnológicas, e recebeu o prêmio das mãos do governador Geraldo Alckmin – Foto: Fundação Bunge

No dia 23 de novembro, foi realizada a cerimônia de entrega da 61ª edição do Prêmio Fundação Bunge, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na presença de autoridades e representantes das principais instituições do País, dentre eles, o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, os premiados receberam o reconhecimento pela contribuição nas áreas de Ciências Agrárias, e Ciências Exatas e Tecnológicas.

O professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e ex-diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, José Vicente Caixeta Filho, foi o agraciado na categoria Vida e Obra na área de Ciências Exatas e Tecnológicas – tema “Infraestrutura de Transportes”, por desenvolver pesquisas voltadas para temas e instrumentais analíticos relacionados à Logística Agroindustrial, com destaque para os trabalhos focados em transporte, armazenamento e pesquisa operacional.

Na mesma área, o prêmio da categoria Juventude ficou com o pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) Hugo Miguel Varela Repolho.

Na área de Ciências Agrárias, com o tema “Nutrição e Alimentação Animal”, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Sebastião de Campos Valadares Filho foi o contemplado na categoria Vida e Obra; e, na categoria Juventude, Felipe do Nascimento Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o agraciado.

Os nomes foram escolhidos por um júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas de renome e presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

Os pesquisadores receberam prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude). Para a categoria Vida e Obra foram escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos realizados e, na Juventude, jovens de até 35 anos que se destacaram em seus campos de atuação.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 para incentivar o conhecimento científico e as artes, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Desde sua criação, mais de 180 personalidades já foram premiadas, como Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Eurípedes Malavolta, Guto Indio da Costa, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.

Da Assessoria de Imprensa da USP
Com informações da Fundação Bunge