Você e o Pesquisador: Uma conversa com Marcos Buckeridge

Pesquisador do Instituto de Biociências fala sobre a contribuição da Universidade nas áreas de biodiversidade, mudanças climáticas e cidades sustentáveis, entre outras. Nesta quarta, 23/9, 11h, ao vivo, no Canal USP

 21/09/2020 - Publicado há 4 anos

Biodiversidade, agricultura, biotecnologia, biocombustíveis, mudanças climáticas, sustentabilidade urbana. Todos esses temas têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas, assim como no desenvolvimento econômico de um país (especialmente no caso do Brasil, dono da maior biodiversidade do planeta e altamente dependente da agricultura e do clima para a sua economia); e todos eles se conectam no extenso portfolio de pesquisas do cientista Marcos Buckeridge, professor titular e diretor do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP). Ele será o convidado do próximo evento da série Você e o Pesquisador, nesta quarta-feira, 23 de setembro, das 11h às 12h, no Canal USP do YouTube.

Formado em ciências biológicas e moleculares, Buckeridge é especialista em fisiologia vegetal e um dos pioneiros no estudo de como as plantas brasileiras (tanto da biodiversidade nativa quanto variedades agrícolas, como a cana-de-açúcar) respondem aos efeitos das mudanças climáticas globais. Foi membro fundador do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen-Fapesp), diretor Científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) em Campinas; e desde 2008 é diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT do Bioetanol); além de autor em relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)

Mais recentemente, passou a trabalhar fortemente também com questões ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento urbanos, com o programa USP Cidades Globais, que ele criou e dirige no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

“No USP Cidades Globais nós provavelmente criamos o primeiro Centro de Síntese do Brasil, hoje com 37 pesquisadores, sendo 23 pós-doutorandos”, conta Buckeridge. “Já estamos produzindo documentos de pesquisa inéditos, usando uma capacidade incrível desses jovens pesquisadores que estão trabalhando conosco. Temos nos mantido muito atentos aos eventos urbanos atuais.”

“Agora, estamos finalizando a preparação de um documento sobre as eleições municipais”, acrescenta o professor. “Utilizando uma nova metodologia, produzimos quase 200 itens de agenda para os candidatos, todos embasados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os candidatos, assim como a população, poderão apreciar possíveis itens de agendas políticas e, pelo lado dos políticos, implementar ações de grande importância para as cidades brasileiras. E se não o fizerem, a população poderá cobrá-los com relação a isso.”

A série Você e o Pesquisador é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, que busca mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.

https://www.youtube.com/watch?v=3YkSLFONdd0


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.