Evento na USP vai apresentar desafio na área de saúde materno-infantil

O Grand Challenges Explorations vai oferecer US$ 100 mil para o desenvolvimento de projetos

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

No dia 16 de abril, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sedia um evento de apresentação do Grand Challenges Explorations (GCE), uma chamada voltada apenas a pesquisadores brasileiros para o desenvolvimento de projetos que utilizem ciência de dados na melhoria da saúde materno-infantil no País.

O desafio foi lançado pela Fundação Bill & Melinda Gates, em parceria com o Ministério da Saúde e o CNPq e busca propostas inovadoras que utilizem ciência de dados e modelagens para entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil.

A ideia é que os projetos financiados ajudem os gestores a definir melhores políticas públicas e intervenções nessa área. O GCE vai oferecer US$ 100 mil para o desenvolvimento de projetos em 18 meses. Dezessete fundações de apoio à pesquisa participantes, incluindo a Fapesp, garantirão financiamento adicional entre 25% e 50% desse valor para pesquisadores selecionados em seus Estados.

Nesta chamada, o Cidacs, instituição de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediada em Salvador, vai disponibilizar informações anonimizadas geradas a partir da vinculação de quatro bases de dados (cadastro único, mortalidade, nascimentos e do Programa Bolsa Família) para pesquisadores financiados pelo Grand Challenges Explorations Brasil. A ideia é que os pesquisadores trabalhem em parceria com o Cidacs.

As inscrições para o Grand Challenges Explorations vão até 2 de maio. Qualquer pessoa pode enviar projetos, não é necessário ser mestre, doutor nem anexar currículo, referências ou resultados prévios. A seleção é baseada exclusivamente na qualidade da proposta, que deve ser inovadora, e no seu potencial para resolver grandes desafios globais. Para participar, basta descrever a ideia em duas páginas, em inglês, com uma cópia em português. Para mais informações sobre como enviar projetos, acesse aqui.

.
Tire suas dúvidas

Interessados em receber o financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates podem participar do evento na Faculdade de Saúde Pública da USP, no Auditório Paula Souza. O endereço é Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Será na segunda-feira, 16 de abril, às 10 horas. Mais informações com o professor Alexandre Chiavegatto Filho (alexdiasporto@usp.br), do Departamento de Epidemiologia da FSP.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados