Evento gratuito da USP discute inovações no mercado financeiro

Blockchain, crowdfinancing e fintechs são alguns dos temas do nex_finance, que será realizado entre 16 e 19 de outubro

 10/10/2017 - Publicado há 6 anos
Blockchain, crowdfinancing e fintechs são alguns dos temas do nex_finance – Fotomontagem

A Agência USP de Inovação promove a terceira edição do Nex0, que desta vez discute a temática “Economia”. O nex_finance levará para a Arena Santander, entre os dias 16 e 19 de outubro, debates a respeito do cenário atual e inovações no mercado financeiro e finanças. Os painéis acontecem das 10h às 13h e contarão com a participação de especialistas da área.

O objetivo do programa nex0 é discutir temas latentes na sociedade e suas possíveis soluções, de modo a sensibilizar pesquisadores e empreendedores aos reais problemas do mercado financeiro. Nesta edição, serão abordados assuntos como criptomoedas, crowdfinancing, automações no mercado financeiro e fintechs, sempre em um formato aberto e interativo.

O nex_finance é gratuito e aberto ao público. Para participar, inscreva-se em https://goo.gl/aW1uQj. As vagas são limitadas.

Programação

16 de outubro:  Smart brokers: algorithmic trading e machine learning na mesa de investimentos

Flash boys – automação e inteligência artificial reescrevendo os mercados
Hoje ninguém está a salvo: cada vez mais postos de trabalho são perdidos para computadores, que oferecem não só ganhos de produtividade, mas também novas capacidades. O mercado terá de mudar para lidar com essa realidade – mas de que formas?

Operando na margem – derivativos exóticos, HFT e a crescente sofisticação dos produtos financeiros
Auxiliados por computadores cada vez mais potentes e inovações advindas da matemática avançada, “traders” lutam para garantir sua rentabilidade num mercado com cada vez menos barreiras de entrada. Até onde a sofisticação se traduz em vantagem?

17 de outubro: Blockchain: criptomoedas, contratos inteligentes e novas formas de organização

Padrão nuvem – os desafios da difusão e aceitação do bitcoin (e seus clones)
É inegável o impacto que criptomoedas já tem na vida de milhões de pessoas, e a tendência é que continuem crescendo e adentrem a consciência pública. Mas são elas alternativas às moedas tradicionais ou apenas mais um ativo financeiro?

No código da lei – as variadas aplicações de protocolos distribuídos
As aplicações potenciais do blockchain – protocolo por trás da tecnologia – parecem ser infinitas. Há quem defenda que ele deve ser visto como uma nova camada da internet baseada em confiança que pode até mesmo dificultar a vida de governos autoritários.

18 de outubro: Unbundling: a desagregação e pulverização de produtos financeiros

Desesperai-vos, ó poderosos! – os desafiantes do mercado financeiro e suas estratégias
Algumas das empresas mais bem-sucedidas entre startups são voltadas a finanças e, além de queridinhas do público, elas são alvo do insaciável apetite dos investidores. Mas até onde irá o fôlego desses desafiantes quando os gigantes do setor acordarem para sua ameaça?

Se juntas causam, imagine juntas – reservará o futuro mais ou menos consolidação?
O mercado financeiro pode encontrar a solução de seus problemas na união de forças inesperadas e criação de novas e melhores organizações, Mas uma coisa é certa: para esse casamento funcionar, “jogar dinheiro” na concorrência, apenas, não será o bastante.

19 de outubro: Economia colaborativa: transacionando para além das convenções

Tô pagando! – crowdfinancing e as muitas formas de captações de recursos
Como gerir uma economia em que o trabalho seja cada vez mais desvinculado da renda? Uma solução envolve facilitar mecanismos em que grupos de indivíduos atuem de forma coordenada para promover pautas comuns frente aos poderosos detentores de tecnologias.

O dinheiro não compra – encontrando valor em transações não-monetárias
Qual é a economia daquilo que não pode ser trocado por dinheiro? Como podemos avaliar nossas decisões em um contexto em que a própria mensuração de valor representa uma dificuldade? Em um futuro em que bens e serviços comuns serão cada vez menos escassos, os seres-humanos passarão a demandar mais daquilo que não têm acesso de forma tão facilitada.

nex_finance

Data: 16 a 19 de outubro, das 10 às 13 horas
Local: Arena Santander (Praça dos Bancos. Av. Prof. Luciano Gualberto, 730 – Cidade Universitária – SP)
Mais informações: https://facebook.com/nex0usp

Com informações da Agência USP de Inovação


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.