Evento debate diversidade das periferias a partir de estudos acadêmicos

Com transmissão pela internet, seminário vai marcar o lançamento de livro com resultados de três anos de pesquisas sobre o distrito de Sapopemba

 11/02/2021 - Publicado há 3 anos
Arte sobre foto / Wikimedia Commons

 

Um seminário virtual nesta sexta-feira, às 14 horas, vai marcar o lançamento do livro Espaços periféricos: política, violência e território nas bordas da cidade, publicação que reúne pesquisas do Centro de Estudos da Metrópole (CEM)  e que mostram a grande diversidade das periferias, considerando o distrito de Sapopemba, da zona leste de São Paulo, como microcosmo desses espaços sociais. O evento será transmitido pelo Canal do CEM no YouTube e pode ser acompanhado neste link (não é necessário fazer inscrição).

O seminário será apresentado pelos organizadores do livro: Matthew Aaron Richmond, Moisés Kopper, Valéria Cristina de Oliveira e Jaqueline Garza Placencia. Também contará com os comentários do diretor do CEM, Eduardo Cesar Leão Marques. O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) com sede na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

+ Mais

Livro discute a periferia de São Paulo e sua heterogeneidade

As 270 páginas do livro são resultado de estudos sobre a região de Sapopemba e seus bairros em três áreas: Estado e Políticas Públicas, Crime e Violência e Transformações Socioespaciais. Os trabalhos de campo, que em grande parte foram realizados entre 2016 e 2018, mostram que a periferia é um território espacialmente muito heterogêneo e a distância geográfica e a violência são apenas dois elementos que podem caracterizar um espaço periférico. Além disso, os estudos apontam que a definição do que é periferia evoluiu ao longo do tempo, e isto não importa apenas do ponto de vista acadêmico, pois essa evolução causou impacto na forma como a política pública tratou a periferia e sua população.

O livro foi publicado pela Editora UFSCar com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O índice pode ser consultado on-line, neste link, e a publicação está disponível para compra no site da EDUFSCar.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.