Estudo sobre exercício físico e saúde intestinal busca voluntários

Pesquisa da USP quer avaliar se treinamento é capaz de modular a composição de bactérias intestinais

Por - Editorias: Universidade
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Um projeto de pesquisa desenvolvido na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP busca voluntários que tenham disponibilidade para participar de um treinamento físico aeróbio em bicicletas durante 10 semanas.

O objetivo é avaliar se o exercício físico é capaz de modular a composição de bactérias intestinais e promover saúde intestinal. Para participar, os voluntários precisam estar dentro dos seguintes requisitos: ser homem, ter entre 18 a 35 anos, não ter tomado antibiótico ou laxante nos últimos seis meses, estar bem de saúde e, principalmente, estar sedentário, ou seja, sem realizar nenhum exercício físico nos últimos seis meses.

Entrada da Escola de Educação Física e Esporte(EEFE) - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Entrada da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Antes e após o período de 10 semanas de treinamento físico serão realizadas coletas de sangue, fezes, avaliação de gordura corporal e teste cardiorespiratório em bicicleta. As coletas e treino ocorrerão na EEFE, localizada na Cidade Universitária, próximo ao metrô Butantã, em São Paulo.

Ao final do projeto, os voluntários terão benefícios garantidos, entre eles, orientação nutricional e para realização de exercícios, resultado do exame bioquímico de sangue, resultado do teste cardiorespiratório realizado na bicicleta e avaliação de composição corporal em aparelho padrão ouro.

Para mais informações, falar com a pesquisadora responsável Ayane Sá pelo e-mail ayane.s.resende@gmail.com ou pelo telefone (11) 3091-3096 / WhatsApp (11) 97371-6938.