Especialistas debatem autismo e genética a partir da análise do filme “Rain Main”

Na próxima edição do Cinegenoma, filme será ponto de partida para discussões sobre como a genética pode esclarecer sobre o autismo e quais caminhos as pesquisas apontam atualmente sobre o transtorno

 12/07/2021 - Publicado há 3 anos
Filme Rain Man, com os atores Tom Cruise e Dustin Hoffman, será tema do próximo Cinegenoma – Foto: Reprodução/Wikipedia

.
Com o objetivo de aliar ciência e entretenimento em uma live informativa e descontraída, o Cinegenoma terá em sua próxima edição, no dia 14 de julho, às 20 horas, um debate sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e genética a partir do filme Rain Man, cujo protagonista é um homem com autismo e síndrome de Savant. O evento terá transmissão on-line no canal do YouTube do Centro de Estudo do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP, que promove o evento.

O encontro colocará em debate se o filme, que ganhou quatro Oscars, apresenta um retrato fiel à realidade do transtorno; qual deve ser o papel da sociedade na inclusão de pessoas com TEA; em que medida a genética nos esclarece sobre o autismo e quais caminhos as pesquisas apontam atualmente.

Participam Ana Cristina De Sanctis Girardi, pesquisadora sobre TEA e aconselhadora genética no GenomaUSP; María Elena Infante-Malachias, doutora em Genética Molecular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora em Filosofia e Educação da USP; além de Sérgio Rizzo, crítico de cinema, mestre e doutor em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Filme premiado

Com uma atuação digna de Oscar e Globo de Ouro, literalmente, Dustin Hoffman interpreta o personagem Raymond no filme Rain Man. Ele foi mantido em uma instituição desde que seu irmão Charlie era muito pequeno e por isso eles nunca se conheceram. Charlie, agora um homem de meia-idade, interpretado por Tom Cruise, está até o pescoço com as dívidas de sua empresa e a repentina morte de seu pai parece vir a calhar. Mas tudo muda quando Charlie descobre que a fortuna do pai foi deixada para o gestor da instituição onde seu irmão, desconhecido para ele até então, vive. Ele resolve raptar Raymond esperando receber em troca a parte da herança que julga sua por direito. Os irmãos vivem aventuras na estrada e criam laços, enquanto Raymond tem experiências pelas quais as pessoas não acreditavam que ele fosse capaz de passar.

Maior centro de atendimento a pessoas com doenças genéticas da América Latina, o CEGH-CEL, também conhecido como GenomaUSP, tem o autismo como um dos seus focos de estudo. Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que realiza pesquisas em Genética Humana e Médica, mantém um serviço de aconselhamento e testes genéticos para a população e desenvolve atividades ligadas à educação.

Para quem não puder acompanhar o evento ao vivo, a live ficará disponível no canal do YouTube do GenomaUSP.

Cinegenoma – Autismo e o filme Rain Man
14 de julho, quarta-feira, 20h
Transmissão: youtube.com/genomaUSP
O filme não será exibido, mas está disponível nas plataformas do Google Play, YouTube e iTunes.

Acompanhe o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco:
Youtube: www.youtube.com/genomausp
Instagram: www.instagram.com/genoma.usp
Facebook: www.facebook.com/genomaUSP

.

Com informações do GenomaUSP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.