Especialistas de vários países se reúnem na USP para discutir inovação

BIN@SP é uma parceria entre a USP e as universidades do Porto (Portugal) e Sheffield (Inglaterra) e será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro

 04/11/2016 - Publicado há 7 anos
2016 11 03 Centro de Difusão Internacional
BIN@SP será realizado no Centro de Difusão Internacional da USP – Foto: Onze Arquitetura

.
Especialistas representantes de 70 países estarão na capital paulista para discutir Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), inovação e empreendedorismo durante o Business Innovation Network São Paulo (BIN@SP), um evento promovido pela Agência USP de Inovação (Auspin) em parceria com as universidades do Porto, em Portugal, e Sheffield, na Inglaterra, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Difusão Internacional da USP.

O BIN@SP tem como proposta criar espaços de discussão e cooperação entre empresas, universidade e setor público para estimular a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico. O evento reunirá representantes de empresas de base tecnológica, parques de ciência e tecnologia, investidores e agências de desenvolvimento econômico para compartilharem suas experiências, além de formarem redes de colaboração e discussão de soluções inovadoras para áreas de interesse comum.

Haverá ainda uma Feira de Negócios, que contará com exposição de empresas e seus produtos e serviços inovadores, exposição de projetos Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Pipe/Fapesp), exposição tecnológica dos campi USP, exposição de pôsteres das empresas incubadas Cietec, visitas técnicas guiadas aos laboratórios da USP em parceria com Natura e Embraer, além das rodadas de negócios nas áreas Energias Renováveis, TIC e Saúde.

“O estímulo à criação de novos produtos e serviços precisam de um olhar internacional. Cada vez mais, a inovação depende de um ambiente com atores de culturas diferentes para florescer”, analisa o físico Vanderlei Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos da USP e coordenador da Auspin.

Hackathon

Um desafio, também conhecido como Hackathon, será uma das atividades do BIN@SP. Os participantes deverão criar possíveis soluções em novos produtos ou desenvolvimento de softwares, em um curto período de tempo, com o grande objetivo de, consequentemente, colaborar com a melhora em prestação de serviços para a terceira idade.

Criada em 2005, a Agência USP é o núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação e promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do País.

O núcleo conta com programas e atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo. Entre elas, destaque para a Bolsa Empreendedorismo, que é parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da USP; o oferecimento da disciplina de graduação Inovação e Empreendedorismo, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Pixel, programa que busca auxiliar potenciais empreendedores a desenvolverem suas ideias até o estágio de prototipagem por meio de suporte sistêmico de atividades; e a interação com a RedEmpredia, rede de universidade que promove a inovação e o empreendedorismo.

O Centro de Difusão Internacional da USP está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 22, Butantã, São Paulo. Os interessados em participar do BIN@SP podem obter informações e realizar inscrição no site do evento.

A jornalista Simone Lemos conversou com a vice-coordenadora da Agência USP de Inovação, a professora Luciane Ortega, sobre o BIN@SP, confira:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.
Mais informações: (11) 3091-4164 ou (11) 2648-0994

Com informações da Assessoria de Imprensa da Auspin

.

.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.